Câmara de Matosinhos lança projecto de voluntariado para o município.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, presidiu esta manhã, no edifício dos Paços do Concelho, à cerimónia de apresentação do projecto de voluntariado para o município, designado pela sigla “V.E.M.” – Voluntariado em Matosinhos.
Na mesma altura foram assinados os primeiros protocolos com cerca de três dezenas de instituições que manifestaram o desejo de aderir a esta iniciativa.
O projecto VEM pretende criar uma bolsa de Voluntários e de Instituições Parceiras, no sentido de aumentar a mobilização e a sensibilização face às práticas de voluntariado no Concelho de Matosinhos.
Também foi um espaço de encontro on-line (disponível neste site – Voluntariado Em Matosinhos) entre quem quer exercer voluntariado e quem disponibiliza oportunidades de enquadramento de potenciais voluntários em projectos nas mais diversas áreas.
Esta ferramenta facilitará o acesso imediato à oferta e procura de voluntariado, fomentado um comportamento proactivo por parte dos indivíduos e das instituições.
As entidades parceiras são instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, que desenvolverão projectos nas mais diversas áreas de intervenção comunitária e estarão disponíveis para receber, formar e apoiar futuros voluntários tendo em conta as suas capacidades pessoais.
À Câmara de Matosinhos caberá seleccionar e recrutar voluntários e fornecer o apoio técnico necessário às entidades parceiras, designadamente na definição dos objectivos de voluntariado, perfis de posto, acompanhamento e monitorização das acções e avaliação do projecto.
A Autarquia assegurará, através do regime do seguro social voluntário, a cobertura de riscos a que os voluntários estarão sujeitos no exercício das suas funções e os prejuízos que estes, involuntariamente, podem provocar.
A apresentação pública deste projecto e assinatura dos primeiros protocolos com as instituições aderentes ocorreu precisamente na data em que se comemora o Dia Internacional do Voluntário.