O pianista Vasco Dantas apresenta-se esta sexta-feira, 27 de novembro, no Cine-Teatro Constantino Nery, e o repertório do concerto inclui algumas das composições de Franz Liszt cuja interpretação o têm notabilizado na Europa, nomeadamente na Alemanha, onde a imprensa tem destacado a sua excecional interpretação.
Licenciado com distinção, em 2014, no Royal College of Music, de Londres – onde gravou também o CD “Promenade” –, este jovem intérprete já conquistou mais de 50 prémios em concursos internacionais em diversos países, tendo atuado, entre muitos outros, em auditórios como os da Casa da Música, do CCB e da Fundação Gulbenkian. Está atualmente a fazer o curso de mestrado na universidade alemã de Münster, sob a orientação do professor Heribert Koch.
No concerto de Matosinhos, integrado na temporada regular de música erudita promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos, Vasco Dantas executará o “Prelúdio e Fuga no.20 em lá menor, BWV889”, de Bach, a transcrição da canção "Du bist die Ruh", de Schubert e Liszt, a “Rapsódia Espanhola”, de Liszt, “Tristan e Isolda”, de Wagner e Liszt, e “Quadros De Uma Exposição”, de Mussorgsky.
O ciclo Música em Matosinhos prosseguirá em Dezembro com mais dois concertos. No dia 6, pelas 17 horas, o salão nobre dos Paços do Concelho receberá o recital de homenagem a Manuel Dias da Fonseca, no qual participarão Antonio Rosado, Jaime Mota, Margarida Reis, Job Tomé e o Quarteto de Cordas de Matosinhos. No dia 9 de Dezembro o ciclo regressa ao Cine-Teatro Constantino Nery, onde, pelas 21h30, o Quarteto de Cordas de Matosinhos contará, desta vez, com a companhia do pianista Miguel Borges Coelho.