
Recital de piano no Teatro Municipal Constantino Nery
Dois anos depois dos concertos inesquecíveis no Salão Nobre dos Paços do Concelho e no Teatro Municipal Constantino Nery, Vasco Dantas Rocha regressou ontem, 22 de setembro, a Matosinhos para mais um grande espetáculo. Integrado no ciclo de piano da programação “Música em Matosinhos”, o jovem músico apresentou ontem em palco no Constantino Nery obras de Robert Schumann, Maurice Ravel, Igor Stravinsky e George Gershwin.
Vasco Silva Dantas Rocha nasceu a 7 de maio de 1992 no Porto. Frequentou o Colégio João de Deus, a EB 2,3 de Leça da Palmeira e a Escola Secundária João Gonçalves Zarco, em Matosinhos.
Começou a estudar piano aos 4 anos na escola Valentim de Carvalho, no Porto. Com 6 anos de idade tocou, pela primeira vez em direto, na RTP1, e deu a sua primeira apresentação pública, no Museu do Carro Elétrico do Porto. Paralelamente ao piano, aos 7 anos iniciou o estudo do violino, trabalhando com o prof. José Paulo Jesus. Destacou-se nas orquestras “Momentum Perpetuum”, “Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música”, Orquestra XXI e na Metropolitana de Lisboa júnior, como concertino. No ano 2000, foi admitido com distinção no Conservatório de Música do Porto onde estudou com a professora de nacionalidade Sueca, Rosgard Lingardson, e terminou o curso com a nota máxima. Em 2011 fez a sua estreia como pianista, na famosa “Sala Suggia” da Casa da Música, com um recital a solo. Tocou também a solo com orquestras, tais como Orquestra Sinfónica do Porto, Orquestra Sinfónica do Estado do Espírito Santo, Orquestra do Norte e já teve a oportunidade de trabalhar com maestros de renome, tais como, Martin André, Victor Hugo Toro, Günter Neuhold, Nicholas Kok, Dinis Sousa e Pedro Neves.
Vasco Dantas Rocha já obteve mais de 50 prémios em concursos internacionais em diversos países, tais como Reino Unido, Alemanha, Portugal, Espanha e Grécia.
Terminou em 2014 a licenciatura com “1ª classe com distinção” no Royal College of Music (RCM), em Londres, sob a orientação do professor russo, Dmitri Alexeev e o professor sul-africano Niel Immelman. Concluiu recentemente o Mestrado em Performance com nota máxima sob a orientação do professor alemão Heribert Koch, na Universidade de Münster (Alemanha) onde foi aceite para uma pós-graduação "Konzertexamen". Editou em 2015 o álbum “Promenade”, seguindo-se em 2016 “Golden Liszt”. Em 2015 recebeu da Câmara Municipal de Matosinhos a Medalha de Mérito Dourada e o título de cidadão honorário. No mesmo ano, venceu o primeiro prémio do 17º Concurso de Interpretação do Estoril/ Prémio El Corte Inglés, integrado no 41º Estoril Lisbon Fest. Em 2016, o jovem pianista foi galardoado com o Prémio Especial no Concurso Internacional de Piano, SAR Princesa Lalla Meryem, no Teatro Mohamed V em Rabat, Marrocos, e com o Prémio Círculo Richard Wagner Portugal. Depois do concerto em Matosinhos, Vasco Dantas Rocha atuará na Alemanha, no próximo dia 26 de setembro, mais concretamente Münster, com o Beethoven trio no "Museum Für Lackkunst".
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
