Uma visita em torno da arqueologia no dia 19 de janeiro, no Museu da Memória de Matosinhos
Uma viagem no tempo para conhecer a evolução do território de Matosinhos, através de objetos arqueológicos que fazem parte do acervo do Museu da Memória de Matosinhos (MuMMa). É este o mote da iniciativa “V+ Visita d’Arqueologia”, agendada para o próximo dia 19 de janeiro.
Entre as peças expostas na exposição permanente do MuMMa estão objetos de uso quotidiano, que revelam o modo de vida de homens e mulheres que povoaram o território há milhares de anos, como um vaso em cerâmica pintada proveniente do Castro de Guifões (século I). Outros estão relacionados com a atividade comercial marítima proporcionada pelo estuário do rio Leça e pela sua proximidade do mar, como uma ânfora (contentor cerâmico para transporte de produtos líquidos por via marítima, do século I) recolhida no mar ou um dolium (recipiente de armazenamento proveniente do Castro de Guifões (século IV).
A visita, marcada para as 21h30, será conduzida pelo arqueólogo José Varela e tem um custo de três euros por pessoa. A inscrição deverá ser feita por e-mail (mumma@cm-matosinhos.pt) ou por telefone (22 939 0967) até às 17h00 do dia da atividade.