Ministro da Economia e Presidente da Câmara inauguram investimento de 100 milhões de euros.
A Unicer celebrou os 50 anos do Centro de Produção em Leça do Balio com a inauguração do novo edifício-sede e de uma nova unidade fabril, construídos, de forma faseada, ao longo de dois anos.
Estas infraestruturas integram-se num complexo industrial que contempla ainda um novo armazém logístico, totalmente automatizado, em fase final de construção, num investimento superior a 100 milhões de euros.
A cerimónia de inauguração, dia 16 de setembro, contou com a presença do Ministro da Economia, Dr. António Pires de Lima, e do Presidente da Câmara de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto.
![]()
Manuel Violas, presidente do Conselho de Administração da empresa, aproveitou a ocasião para “louvar o passado”, salientando, todavia, que a Unicer “é uma empresa virada para o futuro”. “Com este investimento, contrariamos o ciclo recessivo em que a economia portuguesa se encontra. Com este investimento, estamos a dar um contributo para contrariar essa tendência. Somos hoje uma empresa de dimensão mundial”, admitiu.
Neste momento, as quatro linhas de enchimento de garrafas têm uma capacidade de, aproximadamente, 240 mil garrafas/hora e a linha de barril assegura o enchimento de cerca de 500 barris/hora.
![]()
João Abecasis, presidente da Comissão Executiva, lembrou que, graças aos 100 milhões de investimento na unidade fabril e no armazém logístico, a UNICER passa a ter uma capacidade de produção de 450 milhões de litros de cerveja, dos quais cerca de 40% destinam-se á exportação. O objetivo é alcançar os 50% nos próximos anos.
A nova sede da empresa centraliza todas as áreas de apoio ao negócio, passando a existir um único edifício administrativo, o que agiliza as operações e o contacto entre as várias equipas.
![]()
Em fase final de construção está o novo armazém logístico. Criado de raiz e com 33 metros de altura, ocupa uma área próxima do tamanho de um campo de futebol, o que comprova a imponência da estrutura. Totalmente automatizado é capaz de armazenar 40 mil paletes e movimentar, todos os dias, 12 mil dessas paletes.
Na sua intervenção, o Presidente da Autarquia sublinhou que Matosinhos está a viver “um momento único”, tendo em conta os inúmeros investimentos em curso no Concelho. “A economia está a mexer-se. Estamos a falar de coisas concretas. Apesar do pessimismo, a economia move-se. Matosinhos pode ter um papel importante na alteração do perfil psicológico do nosso país. É um território propenso ao investimento”, disse o Dr. Guilherme Pinto.
Já o Ministro da Economia recordou que este investimento “foi decidido no início de 2011”, pouco antes do pedido de ajuda financeira à Troika. “Era compreensível que esta decisão fosse adiada, mas nesse momento os acionistas da Unicer disseram que era para avançar com o investimento, pois tinham um compromisso com Portugal”, referiu. “A Unicer está agora preparada para continuar a crescer”, concluiu o Dr. Pires de Lima.
A inauguração contou cinda com a presença do Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Dr. Pedro Gonçalves, do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, da Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, do Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, do presidente da União de Freguesias de Leça do Balio, Guifões e Custóias, Eng. Pedro Gonçalves, entre muitos outros convidados.
![]()
