17º edição do Juntos Pel’Arte, de 19 de novembro a 3 de dezembro na Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
É só uma exposição de artes plásticas, mas é muito mais do que uma exposição de artes plásticas. A décima sétima edição do Juntos Pel’Arte, que depois de amanhã, quinta-feira, será inaugurada da galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, volta a mostrar até que ponto a solidariedade e a criatividade podem (e devem) percorrer um caminho conjunto, eliminando barreiras e promovendo a livre expressão plástica de todos os alunos do concelho, independentemente das suas limitações.
A exposição Juntos Pel’Arte mostra trabalhos de alunos de diversas instituições do concelho, apresentando as pinturas, esculturas, maquetas e peças de cerâmica sem distinguir a sua origem. Quem visita fica sem saber se os seus trabalhos preferidos provêm das escolas básicas e secundárias ou de instituições de ensino especial. É possível, todavia, adquirir algumas das obras expostas, sendo o resultado da venda encaminhado para o apoio às instituições de apoio à deficiência.
A iniciativa conta ainda com uma forte componente lúdico-pedagógica, incluindo realização de ateliês, workshops, tertúlias, conferências e espetáculos de movimento e dança, explorando as potencialidades das artes como elemento unificador. Elemento simbólico fundamental da política social da autarquia, conforme sublinha o presidente da Câmara Municipal de Matosinhos no texto de apresentação, o Juntos Pel’Arte exibirá este ano cerca de três centenas de trabalhos, selecionados de entre um número recorde de participantes: 1.371.