Estreia esta quarta-feira no Cine-teatro Constantino Nery.
Em ano de Mundial de Futebol no Brasil, Carlos Tê escreveu uma peça de teatro que presta uma “homenagem a quem gosta de futebol e ao Brasil, pela arte que deu ao futebol”.
“Um fio de jogo” centra-se em quatro personagens que, em comum, partilham a ligação ao futebol desde a infância.
Juninho Paranapanema é um ponta de lança brasileiro que, aos 34 anos, se encontra na fase final de carreira, admirador do célebre Garrincha, considerado um dos maiores jogadores de sempre, apesar das suas…pernas tortas. “Juninho é uma personagem universal, que existe em qualquer parte do mundo”, explica o autor.
Falar de futebol é também dos comentadores desportivos que proliferam nas televisões ou dos relatadores radiofónicos, duas personagens em destaque no espetáculo.
Um treinador de futebol, inspirado em José Mourinho, dá lições de confiança, liderança, carisma, paternalidade, cumplicidade, lançando críticas aos chamados “treinadores de bancada” e salientando que, no futebol, há uma percentagem, de 33%, que não se domina, daí a continuidade de superstições…como o bacalhau que faltou na véspera do jogo de Portugal no Mundial de Inglaterra de 1966 e que supostamente ditou a derrota e o afastamento nas meias-finais.
Pedro Almendra é o ator que se desdobra em quatro personagens: “ São quatro personagens que exigem muito. O texto requere muita energia, muita concentração. Para os amantes de futebol, esta peça transporta-vos para outros tempos…tempos em que havia respeito pelo futebol, antes de ser transformado em feira publicitária”.
De acordo com a encenadora Luísa Pinto, o espaço de representação apresenta medidas muito restritas, semelhantes às barreiras da área de jogo de um estádio de futebol, com figuras geométricas.
Ao longo da peça, Pedro Almendra abre uma bola de futebol, no centro do “campo”, de onde retira os adereços para a construção das personagens, que discorrem sobre o fenómeno do futebol, os seus clichés, os seus pequenos mitos que ajudaram à sua implantação planetária como desporto de massas que extravasa a própria condição desportiva.
“Um Fio de Jogo” estreia dia 14 de maio, no Cine-teatro Constantino Nery, pelas 21h30. Um espetáculo a não perder em cena até ao dia 15 de junho.![]()
Texto Carlos Tê
Encenação Luisa Pinto
Interpretação Pedro Almendra
Produção Cine Teatro Constantino Nery/CMM
O preço dos bilhetes é de 7.50€.
Para crianças até aos 14 anos, estudantes e maiores de 65 anos: 5€
Desconto de 20% para compras superiores a 10 bilhetes
Informações Gerais:
As reservas devem ser efectuadas pelo telefone 22 939 23 20.
Horário da bilheteira: Terça a Domingo: 10h00 – 13h00, 14h00 -18h00 Vésperas e dias de espectáculo: 10h00 – 13h00, 14h00 – 19h30, 20h30 – 23h00
![]()
