Mais uma peça inserida na primeira edição do “Cena Contemporânea de Matosinhos em Português”.
Na sexta-feira, 26 de setembro, pelas 21h30, decorreu no Cine-Teatro Constantino Nery a peça “Um dia os réus serão vocês: O Julgamento de Álvaro Cunhal” inserida na programação da 1ª edição do Festival de Teatro de Matosinhos “Cena Contemporânea de Matosinhos em Português”.
Um dia os réus serão vocês: o julgamento de Álvaro Cunhal é uma criação da CTA, com dramaturgia de Rodrigo Francisco, segundo uma ideia original de Joaquim Benite e com Luís Vicente como Álvaro Cunhal.
A peça estreou na sala principal do Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB) a 25 de abril de 2013, por ocasião do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal (1913 – 2005).
O espetáculo baseia-se na defesa que o líder comunista apresentou para si próprio no tribunal que o julgou entre 2 e 9 de Maio de 1950 (uma contundente acusação à ditadura fascista), e cuja atualidade não pode deixar – desgraçadamente – de assombrar-nos. Depois da estreia, no TMJB, onde esteve em cena durante quatro dias, esgotando completamente a lotação da sala, o espetáculo iniciou uma digressão nacional que conta já com mais de 5.000 espetadores.
Uma justa homenagem a um dos mais destacados combatentes contra a ditadura salazarista, líder político e figura histórica do PCP (Partido Comunista Português) – e a todos os que sofreram e morreram sob o jugo fascista –, o espetáculo tem viajado por todo o País, de Norte a Sul, de Portimão a Braga, preparando uma carreira internacional em 2014. Um tributo às mulheres e aos homens que dedicaram as suas vidas à defesa da liberdade, para que fiquem preservados na nossa memória. E na dos que vierem depois de nós.