
Contagem decrescente para "Os Hospitalários no Caminho de Santiago”
Está quase tudo pronto para mais uma edição dos “Hospitalários no Caminho de Santiago”.
No recinto criado na zona envolvente ao Mosteiro de Leça do Balio, são já visíveis algumas das tendas, adereços e decorações para a Feira Medieval que arranca já na quarta-feira.
Este ano, esta recriação histórica terá mais um dia de duração. Assim, de 4 a 8 de setembro, haverá animação, música e dança, visitas guiadas ao património, torneios a cavalo, treinos de armas e de aves, oficinas para os mais novos, entre muitas outras atividades.
Com esta mudança, pretende-se, segundo o Vereador da Cultura, evitar a concentração de pessoas apenas no fim de semana, por forma a garantir todas as condições de segurança a todos os visitantes, e dar mais visibilidade à animação, por vezes, “abafada” pela multidão em determinados locais.
Fernando Rocha visitou hoje o recinto para verificar no terreno a evolução dos trabalhos de preparação deste evento promovido há 14 anos pela autarquia.
Para além das tabernas de petiscos e bebidas e das barraquinhas da doçaria conventual, os visitantes poderão assistir ao trabalho executado ao vivo por cerca de 30 artesãos, interagir com as várias personagens da época como os bobos, malabaristas, acrobatas e saltimbancos, cavaleiros, mercadores, encantadores de serpentes e assistir a várias recriações de lendas. Mais de 400 feirantes estarão presentes este ano.
Como vem sendo hábito, haverá um espaço, muito especial, dedicado aos mais novos, através dos Serviços Educativos, onde se desenvolvem um conjunto de ateliês e atividades lúdicas com carácter pedagógico.
Do programa, destaque para o lançamento, às 15h00, de uma publicação sobre a História do Mosteiro – “O Balio Pimentel e a Luz do Mosteiro”. O livro infantil é da autoria do historiador Joel Cleto com ilustrações de Luís Moreira.
Também no sábado, mas pelas 17h00, haverá uma peregrinação pelos Caminhos de Santiago, de Santiago de Custóias, com passagem pela Ponte de D. Goimil, ao Mosteiro de Leça do Balio. A peregrinação será conduzida pelo historiador Joel Cleto.
No domingo, será recriado o casamento real entre D. Fernando e D. Leonor Teles (1372), um dos episódios mais marcantes da monarquia portuguesa, pois esteve envolvido em muita polémica. Foi o único casamento real a ser celebrado fora da capital.
Este ano, pelas 16h30, caberá a Vítor de Almeida, manequim e ator da novela “Alma e Coração” da SIC, vestir a pele de D. Fernando, enquanto o papel de D. Leonor será interpretado por Rita Camarneiro, humorista e apresentadora de televisão, conhecida pelo seu trabalho no programa da SIC Radical “Curto Circuito”.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
