Autarquia saúda a Direção da Unidade Local de Saúde de Matosinhos bem como todos os profissionais que nela exercem funções
A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) venceu o «Prémio Saúde Sustentável» na área dos cuidados hospitalares. O presidente do Conselho de Administração da ULSM, Victor Herdeiro, recebeu o prémio entregue pela jornalista Helena Garrido, sub-diretora do Negócios, numa cerimónia presidida pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo, que decorreu ontem, em Lisboa.
Nesta segunda edição do «Prémio Saúde Sustentável», uma iniciativa do jornal de Negócios e da Sanofi que visa distinguir as instituições de saúde pelas boas práticas que desenvolvem, premiou seis instituições, cabendo o primeiro lugar à Unidade Local de Saúde de Matosinhos na referida categoria.
A atribuição deste prémio à ULSM destaca a integração de cuidados – primários, hospitalares e continuados – que a caracterizam, bem como a proximidade na resposta às necessidades em saúde da população do concelho de Matosinhos.
Satisfeito com este reconhecimento nacional que corrobora o nível de excelência da Saúde no concelho, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, referiu que “a Câmara de Matosinhos orgulha-se da vitórias da sua Unidade de Saúde Local, do seu Hospital Pedro Hispano e da forma centrada nas necessidades do cidadão que a gestão da USLM tem vindo a desenvolver”. “Este primeiro prémio agora obtido é uma vitória em primeiro lugar das pessoas, do Serviço Nacional de Saúde e de todos os que nesta unidade trabalham. A Câmara saúda a Direção da ULSM e todos os profissionais que nela exercem funções””, acrescentou o autarca a propósito deste prémio que reconhece a qualidade da saúde em Matosinhos.
No âmbito deste prémio que distingue os vários projetos desenvolvidos pelas instituições de saúde, o destaque vai também para certificação pela norma ISO 9001, uma vez que a ULSM foi a primeira a receber esta distinção na sua política de qualidade e de melhoria contínua. A certificação abrange o Hospital Pedro Hispano, o Aces Matosinhos e a Unidade de Convalescença.
Como exemplo de boas práticas refira-se a Walking Clinic, ou Clínica de Pré-Admissão Cirúrgica, desenvolvido pela Unidade de Cirurgia de Ambulatório. Trata-se de um projeto pioneiro que altera radicalmente o percurso do doente até à data da sua intervenção cirúrgica, reduzindo as deslocações dos doentes ao hospital, as consultas e repetição de exames, e por consequência, os custos, com maior satisfação para os utentes e profissionais.
A Unidade Local de Saúde de Matosinhos foi pioneira na integração de cuidados primários e hospitalares, sendo durante vários anos a primeira e única experiência deste género no País. Neste momento, a ULSM é constituída pelas seguintes unidades de prestação de cuidados: ACES (Agrupamento de Centros de Saúde que integra os CS de Matosinhos, Leça da Palmeira, S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora), bem como o Centro de Diagnóstico Pneumológico, a Unidade de Saúde Pública e o SASU (Serviço de Atendimento a Situações Urgentes); Hospital Pedro Hispano e Unidade de Convalescença integrada na rede nacional de cuidados continuados integrados.
O Hospital Pedro Hispano presta ainda cuidados hospitalares aos utentes da Póvoa do Varzim e Vila do Conde, servindo uma população de 318 419 utentes, dos quais aproximadamente 183, 72 se encontram inscritos no Aces Matosinhos.
