A IASIST atribuiu, pela terceira vez em Portugal, prémios aos Hospitais do Serviço Nacional de Saúde que apresentam anualmente os melhores níveis de desempenho, a par do que já faz em Espanha há 17 anos consecutivos.
A IASIST é uma empresa que disponibiliza a prestadores de cuidados de saúde, financiadores e indústria de saúde informações de carácter clínico e económico fundamentais para melhorar a qualidade e a eficiência das suas organizações e dos serviços prestados pelos seus clientes.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos foi uma das instituições premiadas, numa lista de 15 unidades avaliadas.
A cerimónia decorreu hoje no Auditório do Museu Fundação Oriente, em Lisboa. Além da ULS de Matosinhos, foram distinguidos os centros hospitalares de Póvoa de Varzim/Vila do Conde, do Porto, e os hospitais de Braga e de Cascais.
Os critérios baseiam-se na qualidade assistencial e na eficiência. No primeiro critério, foram avaliados os indicadores de mortalidade, complicações e readmissões ajustadas ao risco e índice de cesariana. No segundo critério foram avaliados tempos médios de espera ajustados, o índice de cirurgia ambulatória, o número de doentes-padrão por médico, de utentes-padrão por enfermeiro e os custos operacionais por cada utente.