Exposição sobre a conhecida escola de desenho industrial alemã dá a conhecer cadeiras, mesas, recipientes, aparelhos elétricos e outros objetos de identidade corporativa da década de 50.
A quarta exposição do Espaço Quadra, no Mercado Municipal de Matosinhos, dedicada à criação de formas para a produção industrial, apresenta, até 9 de Junho, peças assinadas por grandes designers do século XX como Otl Aicher, Max Bill, Gui Bonsiepe, Hans Gugelot, Tomás Maldonado e Dieter Rams.
Organizada pela ESAD, pela Câmara Municipal de Matosinhos e pelo Goethe-Institut Porto, a exposição revela, pela primeira vez em Portugal, o legado e a metodologia do projeto associados à paradigmática escola alemã de design.
A Hochschule Für Gestaltung Ulm/Escola Superior de Design de Ulm foi fundada por Inge Aicher-Scholl, Otl Aicher e Max Bill, nos anos do pós-guerra, mas a sua influência perdura até aos dias de hoje. A herança da escola de Ulm correspondeu à própria afirmação do projeto de design: integrado nas atividades quotidianas, simplificando tarefas, acessível ao consumidor, universal na sua linguagem e harmonizando valores técnicos, estéticos e sociais.
“É um trabalho de colaboração no espírito pedagógico da própria instituição. É uma exposição itinerante, promovida pelo Instituto de Relações com o Estrangeiro, que faz o enquadramento histórico da época”, explicou Maria João Baltazar, docente na ESAD, na sessão de inauguração, dia 27 de Abril, no Espaço Quadra.
Já o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, acompanhado pelo Vice-presidente, Dr. Nuno Oliveira, na sessão de inauguração da exposição, manifestou o espanto “pela vitalidade e pela capacidade de mobilização da ESAD em atrair um público muito específico, mas que está sempre presente”.
A exposição poderá ser visitada de terça a sexta, das 14h00 às 20h00, e ao sábado, das 10h00 às 20h00.