O espetáculo "U-Boat 1277", estreado em Angeiras no dia 2 de Junho, vai amanhã ser apresentado em Itália. Encenado pelo italiano Renzo Sicco e produzido pela companhia Assemblea Teatro (Turim, Itália) em co-produção com o Pé-de-Vento, do Porto, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, "U-Boat 1277" integra o programa do Festival de Teatro Contemporâneo de Liguria, em Génova.
“U-Boat 1277” é, recorde-se, o nome do submarino alemão afundado ao largo da praia de Lavra, Matosinhos, no dia 3 de Junho de 1945, após o fim da II Guerra Mundial. Para evitar ser capturado pelo exército soviético, o comandante daquela poderosa máquina de guerra nazi decide afundar o submarino e entregar-se naquela que era, então, uma pequena vila piscatória. O espetáculo conta como soldados destinados ao triunfo desembarcaram derrotados e esfomeados, procurando reviver, 70 anos depois, os acontecimentos daquele dia e os pensamentos perturbados dos protagonistas, refletindo sobre as suas emoções e os seus receios.
Tal como sucedeu em Angeiras, o espetáculo de Génova será protagonizado por Rui Spranger, o único elemento português do elenco, embora, desta vez, a representação seja feita integralmente em italiano. “U-Boat 1277” mistura teatro, música e videoarte, tendo as representações em Matosinhos, em duas noites consecutivas de muito frio, atraído um número surpreendente de espetadores.