
Efeitos da pandemia por COVID-19 em debate
O Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu ontem à noite um debate sobre o presente e o futuro do turismo, um setor bastante afetado pela pandemia por COVID-19 a nível mundial.
O debate, em formato webinar “Matosinhos à Conversa”, foi transmitido em direto, na página de Facebook da Câmara Municipal de Matosinhos.
Moderado pelo jornalista e coordenador de Informação do Porto Canal, Pedro Carvalho da Silva, o debate contou com a participação da presidente da Autarquia, Luísa Salgueiro, do presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, do representante da Easyjet em Portugal, José Lopes, do Chef Rui Paula (distinguido com duas estrelas Michelin), e do blogger Filipe Morato Gomes (autor do blog “Alma de Viajante”).
A Presidente da Câmara Municipal salientou que “Matosinhos é um concelho atrativo, próximo do aeroporto e do porto de Leixões, próximo do Porto, mas que tem a sua própria identidade”.
“Apostamos na arquitetura, no design, no património, na nossa ligação aos caminhos de Santiago, na restauração. Sentimos um aumento crescente daqueles que nos visitam. Trabalhamos muito com portugueses e galegos. A euroregião é, para nós, algo decisivo”, defendeu Luísa Salgueiro.
O turismo sofreu com a pandemia, daí que a autarquia tenha avançado para a implementação de um conjunto de benefícios quer para os restaurantes quer para os pequenos estabelecimentos para minimizar os impactos da pandemia, nomeadamente nos meses de verão.
A estratégia para o futuro, segundo a edil, passa pela aposta no turismo de natureza, através da substituição dos passadiços dos 15 kms de costa e do projeto do Corredor Verde do rio Leça.
Já o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, começou por referir a importância da candidatura aos prestigiados World Travel Awards, os chamados “Óscares do Turismo”, que já vão na sua 27ª edição.
O TPNP concorre na categoria Europe’s Leading Heritage Destination 2020, juntamente as cidades de Paris (França), Barcelona (Espanha), Moscovo (Rússia), Roma (Itália), Viena (Áustria), Londres (Inglaterra), Florença (Itália), Veneza (Itália), Edimburgo (Escócia) e São Petersburgo (Rússia).
De acordo com Luís Pedro Martins, “tivemos uma quebra em abril caímos cerca 60% e em maio 95%. A seguir ao confinamento tivemos uma recuperação muito à custa do turista nacional, mas não chega para aquela que foi a quebra, porque, apesar de tudo, tivemos menos 20% de turistas nacionais. Ajudou, claro, mas não chega. É preciso que não haja ilusões disso”.
Assim, adiantou que “a batalha que aí vem vai ser muito dura”. “Temos que estar preparados para o pós- COVID. A pandemia há-de passar e temos de manter a região ativa. Temos pela frente uma batalha de comunicação e da promoção. Vamos ter uma competição feroz com destinos que estavam estagnados como Itália e Espanha, que agora também vão querer atrair turistas”, acrescentou.
Rui Paula, que tinha acabado de ser eleito Chef do Ano nos prémios do Guia Boa Cama Boa Mesa e que tinha alcançado duas estrelas Michelin com o seu restaurante Casa de Chá da Boa Nova, sentiu o impacto da pandemia. “Tinha reservas até outubro. Tinha palestras, eventos, tudo marcado. Apanhou-me completamente apanhado de surpresa. Em março foi tudo ao ar”, contou. Mesmo assim, Rui Paula realçou que “a dificuldade aguça o engenho”. “Não podemos desistir”, afirmou, dando como exemplo o “melhor produto que Portugal tem que é o peixe”. “Mesmo na pandemia, os restaurantes de Matosinhos estavam cheios”, lembrou.
O setor da aviação sofreu igualmente com a pandemia. O representante da Easyjet em Portugal, José Lopes, falou por videochamada dos voos lowcost, que vieram “democratizar o ato de voar”, contribuindo para o aumento do turismo e alterando formas de viver.
“Deixamos de ter uma aviação centralizada nas capitais, colocando regiões no mapa que antigamente não era conhecidas, como era o caso do Porto e o Norte de Portugal, onde chegámos a operar 20 rotas”, disse.
No pós- pandemia, “iremos continuar a fazer o que fazíamos, pois “o Porto e o Norte têm ainda muito para se dar a conhecer”.
O blogger de viagens Filipe Morato Gomes falou sobre as blog trips, criadas logo em maio, com o objetivo de promover a região de “uma forma autêntica”.
“O Norte é um mundo de atrativos muito diversificado. O que fazemos é partilhar experiências. É um trabalho que parece fácil, mas que envolve muitas valências. Na sua essência é partilhar e inspirar pessoas a visitar territórios, a adotar comportamentos sustentáveis, a consumir produtos locais”, referiu.
As comemorações do Dia Mundial do Turismo em Matosinhos prosseguem nos dias 26 e 27 setembro, com a apresentação do Vídeo Performance “Matosinhos/Megatransact” - Uma nova perspetiva sobre Matosinhos”.
No domingo, dia 27 de setembro, não perca, a partir das 15h00, a visita guiada virtual pelo historiador Joel Cleto, que abordará a importância da vieira nos Caminhos de Santiago e a sua ligação a Matosinhos.
O programa comemorativo encerra no dia 30 de setembro, com a realização de uma aula de surf para capacitação de professores de surf e alunos, na Praia de Matosinhos.
