Conferência “BOOST, Building Better Tourism” no Terminal de Cruzeiros
“O turismo industrial encaixa-se perfeitamente na nossa identidade e na nossa estratégia para o setor do turismo”, adiantou hoje a vereadora do Desenvolvimento Económico, Turismo e Comércio da Câmara de Matosinhos, no “BOOST, Building Better Tourism”, um evento totalmente dedicado ao potencial do turismo verde e ao crescimento da tecnologia no setor.
Marta Pontes falava no painel dedicado a Matosinhos e ao turismo industrial, no qual também participaram representantes das Conservas Ramirez, Pinhais e Portugal Norte, da APDL- Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, e do SuperBock Group.
Organizado pelo Nest - Centro de Inovação do Turismo e com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, este evento reúne, no Terminal de Cruzeiros, entre hoje e amanhã, mais de 50 oradores nacionais e internacionais, 15 startups de vários países e cerca de 200 participantes.
A importância da transformação digital no turismo e os desafios de conciliar o crescimento contínuo com a sustentabilidade e a responsabilidade social são os temas em debate.
Marta Pontes lembrou a aposta na gastronomia, na orla costeira e nos passadiços, nos desportos náuticos, no turismo de arquitetura, na presença de Matosinhos nos caminhos de Santiago e, mais recentemente, no turismo industrial. Aliás, o município foi dos primeiros a abraçar a iniciativa do Turismo de Portugal “À descoberta do Turismo Industrial”.
Segundo a autarca, 2022 foi “o melhor ano de sempre para Matosinhos” no que respeita ao turismo. Depois da quebra durante os anos da pandemia na ordem dos 80%, o atendimento nos postos de turismo do concelho cresceu 5% no ano passado em relação a 2019.