O turismo de Matosinhos integrou pela primeira vez, de forma presencial e permanente, a Expovacaciones, um dos maiores eventos internacionais dedicados ao turismo e que conta já com 38 edições.
Mais de 112 mil pessoas visitaram no passado fim de semana o Centro de Exposições de Bilbau, em Espanha.
Matosinhos deu a conhecer a arquitetura contemporânea, a estreita relação com o mar e, claro, a gastronomia.
As obras de Álvaro Siza Vieira e Souto Moura (galardoados com a distinção de prémio Pritzker), de Fernando Távora e de Alcino Soutinho, a escultura “She Changes” de Janet Echelman e, claro, a mais recente obra prima de Luís Pedro Silva, considerada já um ícone de Matosinhos, o novo Terminal de Cruzeiros de Leixões, foram, algumas das referências apresentadas na feira.
No stand integrado do Turismo Porto e Norte de Portugal, Matosinhos contemplou os visitantes com a degustação do melhor peixe do mundo, no âmbito da campanha “Matosinhos, World’s Best Fish”, com a participação do chef cortador Vítor de Oliveira.
O surf e todos os desportos náuticos em geral que se praticam em Matosinhos estiveram também em destaque nesta feira de Bilbau. Matosinhos deu-se a conhecer como um destino de eleição do desporto náutico pelas condições únicas para a sua prática em modo lazer ou competitivo.