O Turismo de Cruzeiros está a ser debatido em Matosinhos. O seminário sobre este tema decorre nos dias 15 e 16 de Junho no edifício da autarquia e conta com a participação de 20 cidades portuárias que pretendem desenvolver esta vertente do turismo.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, presidiu à sessão de abertura deste seminário que tem como principal objectivo o apontar de pistas de desenvolvimento do Porto de Leixões e de outros Portos de características semelhantes enquanto infra-estruturas que pretendem desenvolver a recepção a este tipo de embarcações.
Na mesa estiveram, ainda, presentes o Vice-Presidente da Câmara, Dr. Nuno Oliveira, o Presidente da APDL (Administração dos Portos do Douro e Leixões), Eng. Matos Fernandes, Mr. Gaetano Mollura, da Lead Partner, Mr. Joseph Tomatis, da Lead Expert, e Mrs. Carine Guidali e Mrs. Pauline Geoghegan, da Thematic Expert.
A iniciativa integra-se na Rede Temática Europeia desenvolvida com o objectivo de integração dos espaços de fronteira urbano-portuária, através do desenvolvimento do “Turismo de Cruzeiros”.
São cerca de 20 as cidades portuárias europeias representadas no seminário sobre este tema que está a decorrer, desde ontem, na Câmara de Matosinhos. Matosinhos, Nápoles, Varna, Alicante, Rhodes, Rostock, Dublin, Trieste e Helsínquia são alguns exemplos.
O certame insere-se num projecto iniciado no ano de 2008 que se prolongará até Maio de 2011. O conjunto de soluções e acções que venham a ser identificadas vão servir de base à elaboração de um plano local de acção.
Em Matosinhos, a Câmara Municipal e a APDL promoveram a criação de um grupo de trabalho, com o objectivo de identificar soluções geradoras do aumento da atractividade das áreas fronteira urbano-portuária para os passageiros de cruzeiros, tornando possível, desta forma, o envolvimento da sociedade civil.
Recorde-se que Matosinhos terá um novo Terminal de Cruzeiros, no Porto de Leixões, que permitirá acolher embarcações de grande envergadura, até 300 metros de comprimento, navios que representam cerca de 95% da frota mundial. O novo Terminal de Cruzeiros custará cerca de 19 milhões de euros. A empreitada deverá estar concluída em 201, mas só em 2012 se prevê que o Terminal possa estar operacional e pronto a receber cerca de 150 mil passageiros por ano.