
Produto turístico apresenta itinerários pelas obras de mestres como Álvaro Siza e Souto de Moura
Reinventar o turismo e criar novos e atrativos ativos é o principal objetivo do programa “Turismo & Arquitetura”, lançado hoje em Matosinhos, pelo Turismo de Portugal e pela Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura.
A apresentação decorreu nas instalações da Casa da Arquitectura e contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, da presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, do presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, do diretor da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, e da Vereadora do Desenvolvimento Económico, do Comércio e Turismo de Matosinhos, Marta Pontes, entre outras personalidades.
Este novo produto turístico, baseado na arquitetura nacional, visa dar a conhecer itinerários pelas obras de Álvaro Siza Vieira, Souto de Moura e Carrilho da Graça, mas também um roteiro por regiões, com visitas a edifícios icónicos, reabilitações, edifícios premiados, obras de arte em espaço público e referências a obras contemporâneas de arquitetos reconhecidos e em ascensão.
Ainda no âmbito deste programa, será lançado o Atlas da Arquitetura em Portugal, num formato digital e interativo, no qual estarão representados 50 edifícios de referência, com a possibilidade de pesquisa por autores, categorias ou itinerários, quer através do Visit Portugal quer através do site da Casa da Arquitectura.
O programa prevê também a realização de eventos nacionais e internacionais de promoção da arquitetura. A nível nacional, destaque para as Casas Abertas no Porto e em Lisboa e da Trienal de Arquitetura de Lisboa, além de exposições e de um Encontro de Turismo Cultural. No capítulo internacional, o programa envolve a participação em eventos como a Bienal de Veneza, a Bienal de São Paulo, a Bienal de Chicago e o Congresso UIA e Festival Internacional de Arquitetura (“Entretanto | Meanwhile 2022”).
Antes da assinatura do protocolo na Casa da Arquitectura, a Secretária de Estado do Turismo visitou a “Conservas Pinhais Factory Tour”, um museu-vivo dedicado à indústria conserveira a funcionar desde outubro.
Em 2020, a “Pinhais” completou 100 anos de vida. Classificada como Imóvel de Interesse Municipal, a fábrica, localizada na Avenida Menéres, em Matosinhos, mantém o processo de produção artesanal, empregando 146 pessoas.
Os visitantes do museu têm a oportunidade de acompanhar todo o processo de produção, ao longo de 12 passos, cheirar os ingredientes, participar em provas de degustação e embrulhar a sua própria lata num papel personalizado. O espaço tem loja, sala de cinema, serviço educativo, bistrô, entre outras valências.
