Vai ser apresentado na próxima segunda-feira, 23 de novembro, pelas 11 horas, o veículo elétrico gratuito que vai procurar dar resposta ao problema do difícil acesso pedonal ao Hospital de Pedro Hispano, em Matosinhos. A entrada em funcionamento do Tuk Boleias será objeto de um protocolo entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Unidade Local de Saúde de Matosinhos, instituições que repartirão os custos do projeto.
A entrada para o Hospital Pedro Hispano é, recorde-se, efetuada por um acesso em rampa, desde a Rua Eduardo Torres até à fachada do edifício, com cerca de dez por cento de inclinação e que dificulta bastante a acessibilidade ao hospital por parte dos utentes com problemas de mobilidade.
A fim de minorar este problema, a Câmara Municipal de Matosinhos e a Unidade Local de Saúde de Matosinhos juntaram esforços para colocar em funcionamento o projeto-piloto Tuk Boleias. Servido por um veículo elétrico com capacidade máxima para 6 pessoas, o Tuk Boleias transportará os utentes gratuitamente entre a Rua Eduardo Torres e a fachada do edifício do hospital, e vice-versa, das 8h00 às 18h00.
Este serviço funcionará experimentalmente durante um período aproximado de 30 dias úteis, durante o qual irá ser avaliada a satisfação dos utentes quanto à sua utilidade, comodidade e frequência. Em caso de sucesso, o projeto Tuk Boleias poderá ser prolongado durante todo o ano de 2016.
O Tuk Boleias constitui, sublinhe-se, uma solução provisória para um problema antigo e que estava há demasiado tempo sem resposta. A Câmara Municipal de Matosinhos e a Unidade Local de Saúde de Matosinhos estão, por isso, a trabalhar numa solução definitiva para o desnível existente no acesso ao hospital.