Presidente da Câmara participa em cerimónia de homenagem ao arquiteto que projetou o Edifício dos Paços do Concelho.
No âmbito da exposição “Alcino Soutinho- Realismo confortável”, que envolve a Galeria Fundação EDP, a Casa-Museu Guerra Junqueiro e o edifício BPI Boavista, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos participou ontem na cerimónia de homenagem ao arquiteto, falecido precisamente há um ano, dia 24 de novembro de 2013.
O Dr. Guilherme Pinto, que se fez acompanhar pelo Vereador da Cultura, Fernando Rocha, esteve presente no Tributo a Alcino Soutinho, destacando a importância do arquiteto para Matosinhos.
Nascido em Vila Nova de Gaia, em 1930, Alcino Soutinho formou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto em 1957, onde lecionou de 1972 a 1999 (atualmente Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto). Considerado pela crítica nacional e internacional como um dos ícones da "Escola do Porto", Alcino Soutinho iniciou a sua atividade, em regime livre, em 1957. Apenas em 1961 suspendeu a atividade para realizar uma investigação sobre Museologia, em Itália. Paralelamente, e até 1971, trabalhou na Fundação das Caixas de Previdência onde elaborou vários conjuntos de habitação económica no Norte de Portugal.
Em 1982 recebeu o Prémio "Europa Nostra" (International Federation of the Protection of Europe's Cultural and Natural Heritage) com o projeto da Pousada de S. Diniz em Vila Nova de Cerveira.
Em 1984 obteve o Prémio AICA (Associação de Críticos de Arte - Secção Portuguesa) com o projeto da Biblioteca-Museu Amadeu Souza Cardoso e Edifício dos Paços do Concelho de Amarante.
Contudo, é com a obra dos novos Paços do Concelho de Matosinhos, concluída em 1987, que obtém consagração nacional e internacional. É ainda da sua autoria a Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a Estação de Metro da Brito Capelo, o Centro de Estágios do FC Porto, a Marginal de Vila do Conde, o Eco Resort de Troia, a Faculdade de Belas Artes do Porto, entre outras.
Alcino Soutinho faleceu a 24 de novembro de 2013.
Presentes no Tributo a Alcino Soutinho estiveram ainda o Dr. Artur Santos Silva (BPI), o Eng.º José Manuel dos Santos (Fundação EDP), o Arq.º Alexandre Alves Costa (Ordem dos Arquitetos), o Arq.º Sérgio Fernandez, o Arq.º Manuel Graça Dias e o Dr. Rui Moreira (Presidente da Câmara do Porto), entre muitos outros convidados.