“INOVA +” instala-se no Centro de Inovação de Matosinhos e o Mercado de Matosinhos vai ter duas novas empresas
A “Inova +”,empresa da área das novas tecnologias e industrias criativas, é a mais recente unidade empresarial a instalar-se no Centro de Inovação de Matosinhos (CIM), espaço que outrora acolheu o antigo matadouro municipal. O contrato que formaliza o arrendamento foi assinado hoje, dia 25 de julho, pelo Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, que se mostrou visivelmente satisfeito com o dinamismo empresarial do CIM e com a constante procura por parte de novas empresas para se instalarem no concelho de Matosinhos. O Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira, marcou também presença nesta assinatura que formaliza a instalação de 3 novas empresas em Matosinhos.
O CIM funciona num edifício completamente novo que tem tido um efeito multiplicador e criado as condições para que novas empresas se instalem em Matosinhos. Para o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, confiança e criatividade são dois conceitos-chave e essenciais para o país. «Precisamos de novos produtos, de novos clientes, de novos mercados, para que a economia possa andar. O importante é criar um clima de confiança. É preciso desassossegar as pessoas para que as pessoas não fiquem à espera que aconteça alguma coisa”.
O antigo Matadouro Municipal foi remodelado e requalificado, numa obra que constituiu um investimento de seis milhões de euros, envolvendo 15 parceiros do setor privado, entre os quais o Grupo Impresa.
Ao nível dos recursos humanos, centena e meia de pessoas das áreas da comunicação social, indústrias criativas, inovação e novas tecnologias trabalham agora em Matosinhos.
Para além do contrato de arrendamento com a “Inova +”, foram também assinados hoje dois contratos de arrendamento no Mercado de Matosinhos destinados ao acolhimento de um restaurante sushi e uma loja que receberá um salão de chá com produtos gourmet, onde poderemos deliciar-nos com fatias de bolo caseiro, scones, pãezinhos, uma mistura selecionada dos melhores chás, limonadas, sumos naturais, chocolate quente, bebidas espirituosas e uma panóplia de produtos tradicionais portugueses, entre eles, mel, biscoitos, compotas, doces, licores e vinhos para consumo no local ou venda. O espaço albergará também exposições e servirá como montra para jovens criadores/artistas exporem e divulgarem o seu trabalho (mini-concertos, exposições, performances, etc). Contemplará ainda uma pequena secção dedicada ao comércio de roupa vintage e de acessórios e peças de jovens criadores.
A Câmara Municipal tem procedido à revitalização de uma das mais nobres zonas de Matosinhos, a envolvente do Mercado Municipal de Matosinhos e toda a zona marítima, tornando-se imperioso que o Mercado se fosse reinventando enquanto espaço "âncora". Têm sido inúmeros os parceiros que se associaram ao projeto, parceiros institucionais como a ESAD, com a dinamização de múltiplos eventos, a criação do Espaço Quadra, um local com caraterísticas únicas no país e privados como a Le Coq Spórtif, Velo Culture, Spot, entre tantos outros que ao longo do tempo têm dinamizado eventos e criado acontecimentos de destaque.
Graças a esta dinâmica e com o intuito de trazer novos públicos ao mercado e promover esta zona do município como um local com condições para diversão noturna e de restauração, ao longo do último ano, procedeu-se a alterações necessárias no Mercado Municipal de Matosinhos que permitem acolher novos negócios ligados a estes setores.
Neste contexto, a autarquia já aprovou e considerou uma mais-valia a instalação de empresas ligadas ao setor gastronómico e indústrias criativas, seja através de novas tendências, seja numa ligação entre o tradicional e a inovação e criatividade.
![]()
