Vice-presidente, Carlos Mouta, assinou a declaração “Join, Boost, Sustain” em sessão promovida pelo Living-in.EU, em sessão paralela à feira mundial Smart City World Expo que se realizou em Barcelona
A Câmara Municipal de Matosinhos, representada pelo vice-presidente, Carlos Mouta, assinou a declaração "Join, Boost, Sustain" numa cerimónia promovida pelo Living-in.EU, em sessão enquadrada na feira mundial Smart City World Expo que se realizou em Barcelona, entre os dias 7 e 9 de novembro.
Como signatária desta declaração, a Autarquia compromete-se a impulsionar a transformação digital sustentável das cidades e comunidades locais até 2025.
Na prática, é assumido o compromisso de promover ativamente o desenvolvimento de competências digitais entre as pessoas, assegurando que todos possam beneficiar das soluções inovadoras das cidades inteligentes, usualmente referidas como Smart Cities.
Tal como explicou o vice-presidente, Carlos Mouta, “vamos trabalhar em estreita colaboração com várias entidades, tanto públicas como privadas, para desenvolver e implementar soluções locais inteligentes e sustentáveis, garantindo que haja participação efetiva de todos os interessados”, referindo ainda que “a nossa meta conjunta é monitorar e medir continuamente os benefícios gerados por estas iniciativas, garantindo que os cidadãos, autoridades públicas e empresas possam colher os frutos dessa transformação digital”.
Com este compromisso a Câmara Municipal de Matosinhos reafirma o seu trajeto de digitalização focado em melhorar e expandir o serviço público que presta e o compromisso com a sustentabilidade do seu território.
A declaração “Join, Boost, Sustain” é uma iniciativa da Comissão Europeia que visa promover a inclusão social e a participação ativa de todos os cidadãos na sociedade europeia baseada em três pilares principais Join – Juntar; Boost – Impulsionar; e Sustain – sustentar. Esta declaração é ainda uma chamada para a ação, tanto dos governos, como da sociedade civil, para trabalharem juntos na construção de uma Europa mais inclusiva e sustentável.