
Na passada sábado, dia 2 de Abril, pelas 21h00, no Café-Concerto do Teatro Constantino Nery, a crise e os caminhos para a mudança foram debatidos numa tertúlia desenvolvida em parceira pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela a Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos(ADEIMA).
Entre os convidados para esta iniciativa, destaque para as presenças de Nuno Oliveira, Vice-Presidente da autarquia, Fernando Rocha, Vereador da Cultura, Voluntariado e Juventude; Jorge Prendas, Coordenador Serviço Educativo da Casa da Música; Eurídice Silva, Docente Escola Básica 2º e 3º Ciclos Passos José, e Fátima Andrade, Psicoterapeuta Espaço M.
Esta tertúlia em torno da crise e do caminho para a mudança foi organizada no âmbito de um Curso de Educação Formação de Adultos, na área do Secretariado e Trabalho Administrativo, nível de qualificação 4, promovido pela ADEIMA. Ao longo do curso, são realizadas actividades integradoras de modo a garantir a articulação das diferentes unidades de formação e a demonstração de competências adquiridas por parte dos/as formandas. A primeira Actividade Integradora, designada “Pano para Mangas”, consistiu na realização deste evento que, para além dos convidados acima referenciados, contou ainda com a participação de 15 formandas, 10 formadores, para além do público em geral.
Neste encontro, as conversas desenvolveram-se em torno da crise e sobre o que cada um de nós, individualmente ou de forma colectiva, pode ou está disponível para fazer.
A elevação dos níveis de qualificação de base da população adulta portuguesa, de há uma década para cá, mas com particular relevo a partir de 2005, tem estado na agenda política. A implementação da Iniciativa Novas Oportunidades é disso expressão, sendo um pilar fundamental das políticas de emprego e formação profissional.
Actualmente, o nível secundário é o objectivo de referência para a qualificação. É este hoje o patamar mínimo para dotar os/as cidadãos/ãs das competências essenciais à moderna economia do conhecimento em que vivemos.
Dar a todas as pessoas que entraram na vida activa com baixos níveis de escolaridade, uma Nova Oportunidade para puderem recuperar, completar e progredir nos seus estudos é um desafio nacional, no qual Matosinhos está fortemente empenhado. São muitas as pessoas que não tiveram, enquanto jovens, a oportunidade para estudar mais e que entraram precocemente no mercado de trabalho. Não seria possível, por razões de justiça e de coesão social, abdicar do esforço da sua qualificação. Mas a verdade é que este esforço é também condição essencial para o nosso processo de desenvolvimento.
Assim, com o principal objectivo de colocar as pessoas activas, quer empregadas, quer desempregadas, em situação mais favorável face ao mercado de trabalho, a criação de oportunidades de aquisição e desenvolvimento de competências que promovam a sua empregabilidade, é essencial.
Em Matosinhos, com um sentido de responsabilidade partilhada, a autarquia, escolas, entidades formadoras, associações, como é a ADEIMA, e outras organizações, têm investido na criação de respostas que permitam às pessoas retomarem os seus percursos de qualificação. Nomeadamente, estão em funcionamento no concelho sete Centros Novas Oportunidades e variadas ofertas de formação profissionalizante, como é o caso dos Cursos de Educação Formação de Adultos (EFA).

