Melhor empreendimento imobiliário na categoria de comércio, serviços e logística.
O novo Terminal de cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, foi considerado o melhor empreendimento pelos Prémios SIL 2015, numa cerimónia que decorreu em Outubro na Feira Internacional de Lisboa.
Atribuídos pelo Salão Imobiliário de Portugal (SIL), em colaboração com a Associação Industrial Portuguesa (Fundação AIP), os ‘Prémios SIL’ destinam-se a galardoar e distinguir pessoas, empresas, soluções, entidades e projetos que se destacam pela sua competência, qualidade e visão sobre o futuro.
Inaugurado oficialmente em julho deste ano, o Terminal Cruzeiros do Porto de Leixões foi considerado o Melhor Empreendimento Imobiliário, na categoria de Comércio, Serviços e Logística. O galardão foi atribuído por unanimidade ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões devido ao seu contributo para o desenvolvimento da Região e do imobiliário.
O investimento, no valor de 50 milhões de euros, foi co-financiado em 51% pelo ON.2- O Novo Norte. O restante foi suportado pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Além de um novo cais, a obra, projetada pelo arquiteto Luís Pedro Silva, envolveu uma estação de passageiros com capacidade para acolher 2500 pessoas em trânsito, um porto de recreio náutico para 170 embarcações, dois parques de estacionamento para autocarros e viaturas, um cais fluviomarítimo e acessos diretos à cidade. Uma das grandes valências do novo edifício é o Parque de Ciência e Tecnologia do Mar da Universidade do Porto. A gestão dos gabinetes e laboratórios experimentais está a cargo do CIIMAR- Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.