Nomeação para Edifício Público do Ano em concurso internacional
O Terminal de Cruzeiros de Leixões está nomeado na categoria de Edifício Público do Ano para os LEAF Awards 2016, um concurso promovido por Arena-International.
A cerimónia de entrega de prémios está marcada para o próximo dia 14 de outubro, na LEAF Awards Gala Dinner, que decorrerá no Millennium Gloucester Hotel, em Londres.
Fundados em 2001, os LEAF Awards distinguem todos os anos os maiores especialistas mundiais na área da arquitetura e design.
O Terminal de Cruzeiros de Leixões, recorde-se, está também nomeado para o prémio “World Building of the Year 2016” e é o único projeto português numa lista de 343 candidatos de 58 países. O Terminal de Cruzeiros concorre com 11 projetos na categoria “Uso Misto”.
O anúncio dos vendedores será feito em Berlim, no World Architecture Festival que decorre de 16 a 18 de novembro.
Já este ano, o Terminal de Cruzeiros foi distinguido em junho com o prémio internacional de arquitetura e design da "AZAwards", tendo sido selecionado entre 826 projetos de mais de 50 países.
O Terminal de Cruzeiros, inaugurado em 2015, é já uma referência na paisagem da Costa Atlântica, um espaço de investigação e divulgação científica e de dinamização turística, considerado um dos três melhores portos mundiais de cruzeiros pela Seatrade Awards 2015. Da autoria do arquiteto Luís Pedro Silva, o Terminal de Cruzeiros foi também considerado o melhor empreendimento imobiliário pelos Prémios SIL 2015, na categoria de Comércio, Serviços e Logística.