O navio de cruzeiro Ventura, com 3330 passageiros a bordo e 1178 tripulantes, oriundo de Inglaterra, fez escala no Porto de Leixões de onde partiu hoje em direção à Corunha.
A partida deste navio coincidiu com a cerimónia de inauguração do novo Terminal de Cruzeiros, que contou com a presença dos ministros da Economia, António Pires de Lima, da Agricultura e Pescas, Assunção Cristas, e da Defesa, Aguiar Branco, entre outros membros do Governo, deputados da Assembleia da República, Vereadores da Câmara Municipal de Matosinhos, presidente da Assembleia Municipal, presidentes das uniões de freguesias, entre outros convidados.
Para o Presidente da Câmara Municipal, “ergueu-se um símbolo em Matosinhos”. “Um símbolo à capacidade de execução”, “um símbolo da capacidade de fazer bem”, nas palavras de Guilherme Pinto. O edil considera que o novo Terminal de Cruzeiros é “uma peça excecional que marca para sempre o horizonte da comunidade do Grande Porto”.
Para o Ministro da Economia, este projeto “contribui para um Portugal mais competitivo e mais dinâmico”.
Este investimento, no valor de 50 milhões de euros, foi co-financiado em 51% pelo ON.2- O Novo Norte. O restante foi suportado pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Além de um novo cais, a obra, projetada pelo arquiteto Luís Pedro Silva, envolveu uma estação de passageiros com capacidade para acolher 2500 pessoas em trânsito, um porto de recreio náutico para 170 embarcações, dois parques de estacionamento para autocarros e viaturas, um cais fluviomarítimo e acessos diretos à cidade. Uma das grandes valências do novo edifício, concretizada hoje num protocolo, é o Parque de Ciência e Tecnologia do Mar da Universidade do Porto. A gestão dos gabinetes e laboratórios experimentais estará a cargo do CIIMAR- Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.
O presidente da APDL sublinhou que, desde a abertura do novo cais, em abril de 2011, que permitiu a acostagem de navios com 340 metros de comprimento, o Terminal de Cruzeiros de Leixões recebeu a visita de 148 navios e cerca de 200 mil passageiros.
Em pleno funcionamento desde 31 de março deste ano, o Terminal de Cruzeiros já recebeu 18 navios de cruzeiro e cerca de 30 mil passageiros. Segundo Brogueira Dias, até ao final do ano estão previstos 90 navios de cruzeiro, cerca de 85 mil passageiros e 43 mil tripulantes.
Até 2018, as previsões apontam para 115 escalas de navios de cruzeiro e cerca de 126 500 passageiros.
A bênção do novo Terminal de Cruzeiros foi realizada pelo Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos.