“Yepeto” pela Companhia Seiva Trupe estreou o palco. “Sozinha num palco” será de 26 a 30 de Setembro.
Foi apresentada a reposição da peça “Yepeto – A dor de uma Paixão”, com direcção de Júlio Cardoso e interpretação de António Reis e Tiago Castro, nos passados dias 21 e 22 de Setembro na Galeria Nave dos Paços do Concelho.
A Companhia de Teatro Seiva Trupe, após apresentação no FITEI, estreou o palco do TEM – Teatro em Matosinhos, que entre Setembro e Outubro se modificará para mais duas peças: “Sozinha num palco” pela Companhia Cairte/Teatro Reactor, com estreia nacional após participação no programa principal no Mindelact – Festival Internacional de Teatro de Cabo Verde; e “Nunca mais”, da encenadora, cenógrafa e figurinista Luísa Pinto, evidenciando a solidariedade e a importância da força colectiva para superar conflitos, um projecto de reinserção social feito com reclusas do Estabelecimento Prisional Feminino de Santa Cruz do Bispo.
“Yepeto – A dor de uma Paixão” narra a relação entre um escritor e professor de literatura na casa dos cinquenta e António, um jovem atleta. Entre ambos uma mulher, Cecília, noiva de António e aluna do professor na Faculdade. Em pouco tempo o professor toma consciência que o conto que está a escrever é exactamente análogo à sua realidade actual. Cecília, aluna do professor de literatura e noiva de António é a causa do enfrentamento que se produz entre eles. É António, em seu desespero, que abre os olhos ao seu rival e provoca precisamente aquilo que queria evitar.
Um dos mais conceituados dramaturgos contemporâneos, o argentino Roberto Cossa constrói em “Yepeto” um texto onde a criação literária e a vida se convocam e se interrogam uma à outra: uma mítica paixão deve ser escrita ou vivida?