18 oradores, divididos em quatro painéis, navegaram “à bolina, cruzando os mares, contra tudo e contra todos".
O Cine teatro Constantino Nery acolheu, dia 4 de outubro, a primeira edição do TEDx Matosinhos, dando a conhecer ideias e projetos verdadeiramente inspiradores de quem ousou sair da zona de conforto e aventurar-se por novos mundos.
Moderado pelo apresentador de televisão e animador de rádio Álvaro Costa, o TEDx Matosinhos contou com a participação de 18 oradores e de convidados musicais como a Kika, Srosh Ensemble – Sonoscopia, We Dance e Sandro Norton.
Divididos em quatro painéis, os temas foram muito variados e abrangeram áreas tão distintas como o desporto, a ciência, o ambiente, a gastronomia, as novas tecnologias e as artes.
Carlos Sá, vencedor da Ultramaratona de Badwater, Francisco Lufinha, que bateu o recorde do mundo na Mini Kitesurf Odyssey, navegando ao largo da costa oeste continente de Portugal em kitesurf, sem paragens, Manuel Silva, fotógrafo subaquático premiado internacionalmente, Kiko Martins, chef de cozinha responsável pelo projeto “Comer o Mundo”, Filipe Pinto, vencedor do programa de televisão “Ídolos”, que tem agora um projeto de cariz ambiental destinado aos mais novos, Miguel Pavão, dentista distinguido pelo projeto “Mundo a sorrir”, e Miguel Lacerda, mergulhador responsável pelo projeto “Dive for all”, foram, alguns dos oradores convidados.
Matosinhos esteve também representado por Joel Cleto, arqueólogo, historiador e divulgador da história e do património. Nasceu no Porto em 1965 e licenciou-se em História (1987). Fez um mestrado em Arqueologia (1994) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tornando-se formador de Professores nas áreas de Arqueologia e História, acreditado pela Universidade do Minho (1997).
Autor de vários livros e de dezenas de ensaios e estudos de investigação, editados em publicações da especialidade, Joel Cleto tem-se preocupado igualmente com a divulgação junto do grande público das temáticas relacionadas com a História e o Património, através de conferências, cursos, publicação de artigos na imprensa e através de programas televisivos. Assegura semanalmente, desde 2006, programas na estação de televisão "Porto Canal" dedicados à História e ao Património, considerado um dos três melhores programas de entretenimento/culturais de televisão em 2012, pela Sociedade Portuguesa de Autores.
Arqueólogo na Câmara Municipal de Matosinhos, já foi Chefe da Divisão da Cultura e Museus (2003-2009) e está ligado, entre outros, à criação do Arquivo Histórico Municipal (1989), ao Gabinete Municipal de Arqueologia e História (1994), e à Rede de Museus de Matosinhos.
Dirigiu diversas intervenções arqueológicas no concelho de Matosinhos, mas também em monumentos megalíticos dos concelhos de Baião e do Marco de Canaveses, e no Centro Histórico do Porto. Desempenhou funções diretivas em instituições científicas, entre as quais o Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto, o Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira, e na Associação Profissional de Arqueólogos.
Na sua intervenção no Tedx Matosinhos, Joel Cleto abordou a evolução da cidade a par da construção do Porto de Leixões. A recolha do sargaço e do pilado como fertilizantes dos terrenos agrícolas, a produção de sal no estuário do rio Leça, a pesca da sardinha, a construção naval e a indústria conserveira foram atividades que sofreram uma completa revolução com a construção do Porto de Leixões.
A importância de Matosinhos nos célebres caminhos de Santiago foi também referida por Joel Cleto. A lenda de Cayo Carpo está, de resto, na origem, da concha da vieira enquanto símbolo da devoção a Santiago de Compostela. Reza a lenda que Cayo Carpo, um senhor romano, pagão, casou com Cláudia Lobo, gaiense e descendente de um pretor romano, na praia de Matosinhos. A Boda, sumptuosa e magnificente, juntou bailarinas e bailarinos de diferentes regiões do Império Romano, danças exóticas, largada de pombas brancas e muita música.
Decorriam as grandes festas junto ao mar quando Cayo Carpo avista uma embarcação. O seu cavalo corre para a água e entra mar adentro. Cayo Carpo entra numa nau que transporta o corpo do Apóstolo Santiago para Compostela. Às suas vestes de noivado agarram-se as famosas vieiras. Deslumbrado com o que viu, o romano, conhecido como “O Matizadinho”, manifestou a intenção de ser batizado e converteu-se ao cristianismo. Assim nasceu o símbolo de Santiago de Compostela. Assim surgiu o nome de Matosinhos. Esta foi apenas uma das muitas histórias partilhadas no TEDx Matosinhos.
![]()
