“Mulheres à espera”, da autora brasileira Larissa Câmara, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos, Grupo de Teatro Reactor e Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo.
A peça surge no âmbito do projecto “Salve a Língua de Camões”, um intercâmbio de dramaturgias em Língua Portuguesa, que conta com o apoio da Autarquia desde a 1ºedição. Um dos objectivos do projecto é democratizar o teatro, possibilitando a interpretação por quem não tem experiência na área. Esta é, aliás, a segunda apresentação resultante da parceria institucional.
A peça contou com um elenco pouco habitual, composto por elementos pertencentes ao Grupo de Teatro Reactor e três reclusas do Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo. Larissa Câmara, dramaturga e directora do site Dramadiário.com, escreveu a peça propositadamente para um elenco com estas características. Trata-se de uma comédia em torno de um grupo de amigas que se encontram para os preparativos do casamento de Ana.
O elenco é constituído por Afonso Quintã, Cátia Magalhães Lourenço, Patrícia Pinto Lemos, Isabel Gavires e Raquel Araújo.