10.º Aniversário comemorado com Salvador Sobral e “Soldadinhos de Chumbo”
O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery está de parabéns neste mês de novembro, tendo comemorado o seu 10º aniversário no dia 15. O espetáculo “Os Soldadinhos de Chumbo” e o concerto de Salvador Sobral foram as iniciativas preparadas pela autarquia como forma de assinalar a data.
A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o vereador da cultura da autarquia, Fernando Rocha, associaram-se a mais um aniversário do teatro municipal, brindando pelos dez anos desta estrutura municipal com o público presente.
E a celebração começou, pelas 21h00, com “Os Soldadinhos de Chumbo” e a sua atuação no foyer do Teatro. Os Soldadinhos de Chumbo não sabiam muito bem o que fazer. No entanto, o seu líder, o Coronel-Comandante-Maestro-de-Cinco-Estrelas, pô-los na linha. Apesar do seu mau-feitio e das confusões constantes, no fundo, bem no fundo dos corações destes soldados músicos, existia um pequeno espaço de amor para esse Coronel-Comandante-Maestro-de-Cinco-Estrelas, que só foi possível presenciar porque... foi dia de aniversário do Teatro Municipal de Matosinhos.
A fanfarra apresentou-se num espetáculo com música, clown e mímica, inspirando o seu repertório nas formaturas militares, no burlesco e no pitoresco sem descurar uma boa palhaçada.
Ao longo da sessão, que foi feita em duas fases, a primeira antes do concerto de Salvador Sobral, e a segunda, depois do concerto, esta fanfarra militar interagiu com o público, culminando a sua atuação com a distribuição de mini-pavlovas comemorativas do aniversário pelos presentes.
Salvador Sobral apresentou-se no palco do Nery retomando a digressão que não terminou, a partir de ‘Excuse Me’, o seu disco de estreia. O regresso trouxe também novas canções, apresentando “Mano a Mano”, com letra de Maria do Rosário Pedreira e música de Júlio Resende.
Numa viagem que principiou no jazz Salvador Sobral revelou, ao longo deste concerto, influências da bossa-nova, das doces sonoridades da américa latina, bem como a sua habitual capacidade de interpretação inesperada, única e arrebatadora.
Recorde-se que, desde a sua abertura a 15 de novembro de 2008, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery tem tido como principal objetivo a sua afirmação enquanto polo cultural dinamizador da cidade, com ela e virada para ela, mas também para a Área Metropolitana do Porto e Região Norte.
Através de uma programação regular e diversificada que passa por acolhimentos de espetáculos, coproduções e produções próprias, entre outras, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery tem procurado atingir vários públicos, englobando diferentes vertentes das artes cénicas e performativas, de que são exemplo, o teatro, a dança, os espetáculos de rua, os espetáculos musicais e os concertos de música clássica.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
