
Câmara comparticipou investimento
Ao todo são 90 as viaturas da Matocooper- Cooperativa de Rádio Táxi do Concelho de Matosinhos, que dispõem de um novo sistema digital de encaminhamento e gestão de táxis no Concelho.
O tradicional sistema de comunicação por rádio- voz, patente há mais de 50 anos, evoluiu para um novo sistema de expedição eletrónica no serviço de transporte de passageiros, mais rápido, mais eficiente e mais transparente.
O novo sistema, desenvolvido pela Geolink e assente na localização por GPS, permite o acesso permanente à localização da frota, encaminhando automaticamente para o local da chamada o táxi que se encontrar mais próximo e reduzindo, assim, o tempo de espera dos clientes.
O acesso pode ser feito por chamada telefónica ou, via internet, pelo telemóvel.
No interior do táxi, durante a viagem, o cliente pode monitorizar o percurso através de um terminal eletrónico.
Para implementar este novo sistema às 90 viaturas do Concelho, a Matocooper contou com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, que cofinanciou o projeto com cerca de 38.500 euros (cerca de metade do investimento). Para o efeito foi assinado em maio do ano passado.
Raul Monteiro, presidente da Matocooper, explicou que o sistema está já implantado em todas as viaturas e está acessível aos mais de 200 motoristas de táxi que garantem o serviço de transporte de passageiros 24 horas por dia durante todo o ano.
Esta manhã, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, deslocou-se à sede da cooperativa, acompanhado pelo Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, e pelo Vereador da Mobilidade e Transportes, José Pedro Rodrigues, assistiu à demonstração do funcionamento do sistema digital. Guilherme Pinto testou o sistema e congratulou-se pelo progresso alcançado na área dos transportes e mobilidade, como a modernização das viaturas da Resende, o novo modelo de gestão metropolitano da STCP, a introdução dos parcómetros, a criação de ciclovias e a melhoria na acessibilidade do consumidor ao serviço de táxi.
Para o Vereador dos Transportes e Mobilidade, esta “modernização” corresponde “a uma aspiração do município” e promove uma maior “interligação com outros sectores de atividade”, melhorando a eficácia na resposta aos clientes.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
