Deu-se início no dia 14 de Maio à distribuição de lâmpadas fluorescentes compactas pelos utentes de habitações sociais da Câmara de Matosinhos, com vista à redução efectiva da factura energética.
Com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, deu-se início no dia 14 de Maio à distribuição de lâmpadas fluorescentes compactas pelos utentes de habitações sociais da Câmara de Matosinhos, com vista à redução efectiva da factura energética.
O arranque desta iniciativa teve lugar no Conjunto Habitacional da Bataria, em Leça da Palmeira, e serão distribuídas no total 17.140 lâmpadas nas 4.283 habitações sociais.
A crescente subida da factura energética tornou-se nos últimos anos uma preocupação para todos, com uma preocupação acrescida para os utentes de habitações sociais e naturalmente para os responsáveis pela sua gestão.
A Matosinhos Habit como entidade gestora de todo o património habitacional da Câmara Municipal de Matosinhos entendeu que seria de todo conveniente dinamizar junto dos seus arrendatários a preocupação com a Sustentabilidade Energética, promovendo junto da sua população-alvo medidas que tendem a reduzir as suas facturas energéticas, criando assim um universo de habitações energeticamente mais sustentáveis.
Nesse sentido, o Presidente da Câmara apresentou os projectos em que a Autarquia tem vindo a trabalhar em 5 frentes distintas, nomeadamente na implementação dos projectos Sistemas Solares Térmicos – Microgeração – Campanha Europeia de Energia Sustentável – Ace Housing, Projecto Europeu – Lâmpadas Economizadoras nos Bairros Sociais.
A Vereadora do Ambiente, Dra. Joana Felício, e os Administradores da Matosinhos Habit, Eng.ª Olga Maia e Eng. Alcino Glória, também estiveram presentes na iniciativa que arrancou no Conjunto Habitacional da Bataria.