
188 veículos irão integrar a frota verde
A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (SCTP) vai investir 92 milhões de euros na modernização da frota de veículos ecológicos.
No total, serão adquiridos 188 veículos totalmente ecológicos. Destes, 173 são autocarros a gás natural e são fabricados pela MAN. Os níveis de emissões de gases são quase nulos. Estes autocarros, com uma capacidade de transporte de 80 passageiros por unidade, possuem uma autonomia de 400 km.
O contrato com a MAN, no valor global de 44 milhões de euros, inclui a prestação de serviços de manutenção por um período de 16 anos. A entrega dos novos autocarros irá ser feita de uma forma faseada: 35 em 2018, 60 em 2019 e os restantes 78 em 2020.
A STCP encomendou ainda 15 autocarros totalmente elétricos à Caetano Bus. Os veículos garantem zero emissões de CO2. Têm capacidade para 72 passageiros, incluindo pessoas com mobilidade reduzida, e uma autonomia de 150 km. O contrato, no valor de 2,7 milhões de euros, inclui os serviços de manutenção dos autocarros por um período de 16 anos.
Com os novos 188 veículos, a STCP irá abater o mesmo numero de autocarros mais antigos, aumentando para 81% do total a percentagem dos veículos verdes da frota.
Estima-se que, em 2020, a STCP contará com 419 autocarros: 77% movidos a gás natural comprimido; 4% totalmente elétricos; 19% a gasóleo.
Os novos autocarros permitirão reduzir a emissão de poluentes CO2 em 1.400 toneladas por ano.
O investimento da STCP conta com o financiamento do PO SEUR- Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (Estratégia Portugal 2020).
A assinatura dos contratos de aquisição teve lugar ontem, em Vila Nova de Gaia, numa cerimónia que contou com a presença do Primeiro-ministro, António Costa, e do Ministro do Ambiente, Matos Fernandes.
Em representação da Câmara Municipal de Matosinhos esteve o Vice-presidente da Autarquia, Fernando Rocha.
O Primeiro-ministro elogiou a aposta na modernização da frota da STCP, dizendo que “não tem só efeitos a nível ambiental,” mas “reforça também a coesão social do território”. “A rede de transportes é fundamental no ordenamento do território”, acrescentou, a propósito da decisão de entregar às autarquias a gestão da STCP.
António Costa anunciou ainda esta sexta-feira, será publicada em Diário da República a portaria que estabelece o desconto de 25% nos passes de transportes públicos para todas as pessoas com 23 anos ou menos que frequentem o ensino superior.
O Primeiro-ministro anunciou ainda que, no próximo dia 6 de setembro, será publicado em Diário da República a abertura do concurso público para a nova fase de expansão do Metro do Porto. As obras deverão arrancar em 2019 e têm conclusão prevista até 2022.
A cerimónia de ontem contou ainda com os autarcas de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, de Gondomar, Marco Martins, da Maia, Bragança Fernandes, e de Valongo, José Manuel Ribeiro, do presidente da STCP, Jorge Moreno Delgado, do administrador da Salvador Caetano Indústria, José Ramos, do membro do Conselho executivo da MAN, Heinz Loew, do presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Emídio Sousa, entre outros convidados.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
