Protocolo foi assinado dia 21 de fevereiro, no Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca
O arquiteto Eduardo Souto de Moura e o presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e da Associação Casa da Arquitetura (ACA), Guilherme Pinto, assinaram no dia 21 de fevereiro, sábado, pelas 16 horas, no auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, o contrato de depósito que formaliza a entrega do espólio do arquiteto ao cuidado da futura Casa da Arquitetura. A cerimónia precedeu a inauguração da exposição «Siza Design – A recuperação do sentido do tempo». Assinaram ainda o documento o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, membro da direção da Casa da Arquitetura e Nuno Sampaio, diretor executivo da ACA.
Marcaram presença no ato a Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Eduardo Pinheiro, a Vereadora Joana Felício e Manuel Dias da Fonseca, presidente da Assembleia Geral da ACA.
Sendo Souto de Moura um dos dois únicos arquitetos nacionais a quem foi atribuído o prestigiado Prémio Pritzker, o seu acervo representa um património cultural notável, cuja guarda, preservação e divulgação fica doravante a cargo da Câmara Municipal de Matosinhos/Casa da Arquitetura. Este legado integrará, de resto, o projeto de criação de Casa de Arquitetura em Matosinhos, cuja construção vai avançar a muito breve trecho, permitindo reunir no antigo edifício da Real Vinícola condições técnicas de exceção para acolher, tratar e divulgar o trabalho de arquitetos portugueses.
O espólio de Eduardo Souto de Moura é composto por mais de 400 maquetas de estudo, pela coleção de maquetas de apresentação que integram a exposição itinerante «Temi i projeti» e ainda por 54 painéis com fotografias de Luís Ferreira Alves e esquissos de Souto de Moura, relativos às obras mais emblemáticas do arquiteto. Para além do depósito e tratamento deste acervo, o contrato prevê que a Casa da Arquitetura promova a sua divulgação nacional e internacional, facultando o acesso ao espólio por parte de todos os interessados, nomeadamente para a execução de trabalhos académicos.