Depois de em Outubro do ano passado ter escolhido a Biblioteca Municipal Florbela Espanca para lançar o seu livro, “Uma Mentira Mil Vezes Repetida”, Manuel Jorge Marmelo voltou novamente a este espaço, na sexta-feira, dia 1 de Junho, para apresentar o seu mais recente trabalho, “Somos Todos um Bocado Ciganos”, um romance que mostra o mundo pelos olhos de um adolescente cigano, as suas descobertas e impulsos da adolescência, as contrariedades e dúvidas sobre a sua condição social, a relação com o(s) outro(s) e a realidade onde vive e trabalha, um circo pobre e decadente, instalado na localidade de Água Comprida.
A apresentação da obra ficou a cargo do jornalista, escritor e historiador da cidade do Porto, Germano Silva, que, em Dezembro último, marcou presença na Festa da Poesia, tendo na altura assumido um papel de destaque na homenagem que a Câmara de Matosinhos prestou ao vencedor do Prémio Camões 2011, Manuel António Pina. O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e o Vereador Fernando Rocha marcaram também presença no lançamento deste livro.
Manuel Jorge Marmelo nasceu em 1971, no Porto. É jornalista desde 1989 e estreou-se na literatura em 1996 com o livro O Homem Que Julgou Morrer de Amor. Os mais de vinte títulos que tem publicados incluem romances, crónicas, livros infantis e contos. Conquistou, em 2005, o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco com o livro O Silêncio de um Homem Só. É o autor de, entre outros, Aonde o Vento me Levar e As Mulheres Deviam Vir com Livro de Instruções, em breve disponíveis na Quetzal, que já publicou As Sereias do Mindelo, Uma Mentira Mil Vezes Repetida, O Amor É para os Parvos e agora Somos Todos um Bocado Ciganos.