Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu 16 oradores de todo o país das mais diversas áreas ligadas às redes sociais.
O Social Media Day foi assinalado pela primeira vez a 30 de Junho de 2010, numa iniciativa do Mashable, espaço exclusivamente dedicado a notícias sobre a web 2.0 e redes sociais. O grande objetivo da data é celebrar à escala global a revolução que transformou os media num ambiente eminentemente social.
Este ano, o Social Media Day (também conhecido como Dia Mundial das Redes Sociais) foi antecipado em várias cidades. Em Portugal, a data foi assinalada no dia 29 de junho. Matosinhos foi a cidade portuguesa escolhida para acolher a quarta edição do evento que reuniu oradores e participantes de todo o país das mais diversas áreas ligadas às redes sociais.
Na sessão de abertura, o Vice-presidente da Câmara Municipal, Dr. Nuno Oliveira, abordou o novo conceito de vizinhança que as redes sociais como o facebook criaram.
Ao longo do dia, o Salão Nobre dos Paços do Concelho transformou-se num espaço de networking, onde os telemóveis, os tablets e os computadores complementaram a partilha de experiências e a troca de informação.
Os social media aplicados em áreas como o ensino, a saúde, o turismo e o desporto, as novas aplicações ligadas ao comércio eletrónico, à família e aos animais de estimação, a segurança na utilização das redes sociais, ou o cross media foram alguns dos temas abordados nos quatro painéis, que contaram com a presença de figuras como Daniel Catalão, Pedro Miguel Barbosa, Pedro Caramez, Ana Mendes, entre muitos outros.
O Social Media Day contou ainda com a pré-apresentação do livro “O fim do facebook?” de Pedro Miguel Barbosa, especialista em marketing e gestor, autor também de “Harvard Trends”.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, também marcou presença no evento, tendo enaltecido a importância das redes sociais na relação de proximidade com os cidadãos.