
O Ministro da Cultura, Dr. José António Pinto Ribeiro, deslocou-se hoje, sexta-feira, dia 28 de Agosto, a Matosinhos para entregar a Medalha de Mérito Cultural ao arquitecto matosinhense Álvaro Siza Vieira.
A cerimónia decorreu durante um almoço na Casa de Chá da Boa Nova, localizada em Leça da Palmeira, uma das obras mais emblemáticas do arquitecto, e teve como anfitrião o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, que deu as boas-vindas aos familiares e amigos que marcaram presença, recordando que Matosinhos orgulha-se de ter entre os seus um dos mais brilhantes arquitectos do mundo que começou a sua vasta carreira precisamente na terra que o viu nascer.
O Ministro da Cultura exaltou a vida e obra de Siza Vieira, agradecendo sobretudo pelo que fez e pela pessoa que é: pelo papel criativo extraordinário e também pela preocupação social que denota em cada momento da sua vida.
Álvaro Siza Vieira agradeceu a homenagem, acrescentando que a Medalha de Mérito Cultural” que recebeu, quando atribuída a arquitectos, devia chamar-se “medalha de resistência cultural”.
O arquitecto mostrou-se também muito sensibilizado por esta cerimónia ter sido feita na sua terra, no primeiro edifício público que desenhou e junto de um “pedaço de mar” ao qual tem uma forte ligação: "Isto sensibiliza-me muito, ainda mais porque esta cerimónia é feita na minha terra, no primeiro edifício público que desenhei, numa zona a que estou muito ligado, como projectista, mas também humanamente, porque vinha aqui tomar banho muitas vezes, noutras alturas".
Siza Vieira contou também um pouco da história que esteve na origem da Casa de Chá da Boa Nova, recordando que este projecto era para ser desenvolvido pelo Arqº Fernando Távora. "Antes disto, tinha feito umas três casinhas em Matosinhos. Esta foi a primeira obra pública importante, feita em circunstâncias muito especiais: foi feito um concurso e o arquitecto Távora, com quem eu trabalhava, teve de se ausentar e disse aos colaboradores, tudo gente nova, vocês façam que eu assino. Assim foi feito", recordou.
O cineasta Manuel de Oliveira foi uma das personalidades que marcou presença nesta cerimónia. E recordou que gostava muito de fazer um filme sobre a vida e obra de Siza Vieira, uma ideia bem precisa e que faz questão de desenvolver no futuro.
Nesta homenagem ao arquitecto matosinhense, marcaram presença o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, a Vereadora da Promoção Social e Saúde, Dra. Luisa Salgueiro, a Vereadora do Ambiente, Dra. Joana Felício, o Governador Civil do Porto, Engº Agostinho Gonçalves, a Arqª Ana Tostões, Vice-Presidente da Ordem dos Arquitectos, a Dra. Elisa Ferreira, o Dr. Pedro Bacelar Vasconcelos e o Dr. Carlos Campos Morais. Destaque para a presença dos arquitectos Alcino Soutinho, Rogério Casaca, José Bernardo Távora, Luis Carrilho da Graça e Nuno Sampaio.
Os dois filhos de Siza Vieira, Álvaro Leite Siza Vieira e Joana Marinho Leite Siza Vieira, participaram também nesta cerimónia, bem como Teresa Siza e António Siza.

