Evacuação de 160 pessoas cumpriu plano de prevenção e emergência.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e a Vereadora da Proteção Civil, Dr.ª Joana Felício, assistiram hoje a mais um exercício de evacuação em situação de risco.
O objetivo desta ação é envolver toda a população escolar e desenvolver rotinas comportamentais de atuação em caso de emergência, assim como sensibilizar as pessoas para uma cultura de segurança.
Hoje, na EB1 do Godinho, em Matosinhos, o alarme foi acionado às 10h25. Seguiu-se o corte de energia. Em apenas 3 minutos e 22 segundos, os cerca de 160 alunos, professores e auxiliares foram evacuados e concentrados no ponto de encontro no exterior do edifício, estipulado no plano de prevenção e emergência. Depois de feita a contagem dos alunos, a equipa de primeira intervenção, com elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil, avaliou a situação de risco e atuou no terreno até ao restabelecimento da normalidade.
O exercício de evacuação nas escolas é apenas uma parte do trabalho realizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil junto das comunidades educativas. Ações de sensibilização sobre segurança na escola e as regras de evacuação, a elaboração de medidas de autoproteção com a definição das regras de evacuação e do organograma de emergência, ações teórico-práticas sobre a utilização de extintores e outros meios de primeira intervenção são alguns dos projetos em prática.
No ano passado, foram realizados 61 exercícios que levaram à evacuação de 11265 pessoas, 249 ações de sensibilização (das quais 79 sobre exercícios de evacuação), que envolveram 6395 alunos, 705 docentes e 664 não docentes.