Um simulacro mobilizou, na manhã do dia 1 de março, centenas de pessoas em Matosinhos e obrigou ao corte de várias ruas. A operação serviu para assinalar o dia internacional da Proteção Civil e inseriu-se na VI Feira da Proteção Civil, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos de 21 de fevereiro a 2 de março.
Em Matosinhos, realizou-se um simulacro com mais de 30 feridos que envolveu a Proteção Civil Municipal, a PSP, o INEM e os bombeiros de 7 corporações. A ação, que contou com a presença da Vereadora da Proteção Civil, Dra. Lurdes Queirós, serviu para testar os meios e a coordenação entre os vários operacionais, bem como sensibilizar os cidadãos para a forma como devem agir nestes casos.
Todo o cenário foi criado para simular uma eventual situação real e testar os procedimentos de atuação, socorro e resgate das forças de proteção e segurança: um derrame de combustível que deixa duas vítimas, uma com queimaduras e outra com o fémur fraturado, seguido de um acidente de viação entre um autocarro e dois veículos ligeiros e do qual resultam 14 vítimas e 2 pessoas encarceradas, terminando com um incêndio rural em terreno abandonado.
A zona envolvente ao Norteshopping foi o cenário escolhido para a realização dos diversos simulacros – acidente com matérias perigosas, acidente de viação e incêndio rural – envolvendo meios dos concelhos de Matosinhos, Maia e Porto. O exercício, em que estiveram envolvidos, aproximadamente, 130 efetivos entre todas as forças, contou com a participação de diversos agentes de Proteção Civil, nomeadamente, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Matosinhos, a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Polícia de Segurança Pública, Corpos de Bombeiros do Concelho (Leixões, São Mamede Infesta, Matosinhos-Leça e Leça o Balio), Concelho da Maia (Pedrouços, Moreira-Maia) e Bombeiros Voluntários Portuenses, INEM, Cruz Vermelha Portuguesa, Estruturas Autárquicas, empresa de transportes Resende e STCP.
A VI Feira da Proteção Civil de Matosinhos chegou ao fim. Incêndios, Prevenção Rodoviária, Segurança, Matérias Perigosas e Saúde foram as temáticas que dinamizaram uma série de atividades que pretenderam sensibilizar a população em geral para o trabalho desenvolvido pela Proteção Civil no município, com vista à sensibilização para a segurança e proteção dos cidadãos.