Iniciativa integrada na V Feira da Proteção Civil de Matosinhos que termina no próximo domingo.
No Dia Internacional da Proteção Civil, 28 de fevereiro, a zona envolvente do Norte Shopping, junto ao parque de estacionamento exterior, foi palco do sequestro de 17 passageiros de um autocarro e de um choque entre duas viaturas ligeiras.
Um indivíduo encapuzado e armado entra no autocarro que se aproxima do local e faz reféns os 17 passageiros e o motorista. Desde logo foi estabelecido um perímetro interno de segurança. As operações de negociação e libertação dos reféns culminaram com a detenção do indivíduo e com a assistência ao motorista entretanto ferido. As vítimas do sequestro tiveram que receber apoio psicossocial por parte do INEM, Câmara Municipal e Núcleo da Cruz Vermelha de Matosinhos.
Do choque entre duas viaturas ligeiras resultaram duas vítimas encarceradas que foram libertadas graças a técnicas de desencarceramento e socorro médico de emergência da responsabilidade dos Bombeiros Voluntários de Leixões, INEM e Núcleo da Cruz Vermelha e Matosinhos.
O cenário, criado para simular uma eventual situação real, pretendeu testar os procedimentos de atuação, socorro e resgate das forças de proteção e segurança.
O simulacro contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, da Vereadora da Proteção Civil, Dr.ª Joana Felício, além da participação de diversos agentes de Proteção Civil e Entidades de Apoio, nomeadamente o Serviço Municipal de Proteção Civil de Matosinhos, Autoridade Nacional de Proteção Civil, Polícia de Segurança Pública, Corpos de Bombeiros de Matosinhos, INEM, Cruz Vermelha Portuguesa, Estruturas Autárquicas, Transportes Resende e Universidade Lusófona.
O simulacro na zona envolvente do Norte Shopping está integrado na V Feira da Proteção Civil de Matosinhos, que decorre até ao próximo domingo. “Esta feira tem um papel fundamental ao colocar a comunidade escolar e a população em contacto com as várias instituições que desempenham um papel importante na proteção e segurança dos cidadãos”, referiu o Presidente da autarquia.
Matérias Perigosas, Incêndios, Segurança, Prevenção Rodoviária e Saúde são as temáticas a partir das quais estão a ser dinamizadas várias atividades que pretendem sensibilizar a população para o trabalho desenvolvido pela Proteção Civil no município de Matosinhos, com vista a segurança e proteção dos cidadãos.
O Dr. Guilherme Pinto participou ainda numa Operação STOP com alunos das escolas de Matosinhos fardados de polícia municipal, com abordagem aos condutores e fiscalização preventiva.
A V Feira da Proteção Civil de Matosinhos conta com a participação da Autoridade Marítima, Autoridade Nacional de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Leixões, Matosinhos – Leça, S. Mamede de Infesta e Leça do Balio, Centro de Histocompatibilidade do Norte, Núcleo de Matosinhos da Cruz Vermelha Portuguesa, Exército Português, GNR - Guarda Nacional Republicana, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Polícia de Segurança Pública, Prevenção Rodoviária Portuguesa e Unidade Local de Saúde, entre outras entidades.
![]()
