
Escola Secundária Augusto Gomes evacuada num exercício que visa a sensibilização da comunidade escolar
A Escola Secundária Augusto Gomes foi ontem palco de um simulacro de incêndio, um exercício que envolveu meios dos Bombeiros Voluntários de Leixões, da Proteção Civil e da Polícia Municipal.
O exercício foi acompanhado pelos vereadores da Educação, António Correia Pinto, e da Proteção Civil, Marta Pontes.
O incêndio começou na área técnica e da direção. Foi efetuada uma primeira intervenção pelas equipas internas da escola, recorrendo aos meios disponíveis, mas sem sucesso.
A inalação de fumo provoca uma paragem cardiorrespiratória a um dos elementos da equipa de primeira intervenção. Entra em ação a equipa de primeiros socorros para dar assistência à vítima através do Suporte Básico de Vida.
Cerca de 1200 pessoas, entre alunos, professores e auxiliares, foram evacuadas de todos os edifícios para o exterior, mais concretamente para o campo de jogos, onde são contabilizados.
Entretanto, chegam os meios de socorro externos que assumem a responsabilidade da operação.
Este simulacro surge no âmbito do trabalho de sensibilização que a Proteção Civil da Câmara Municipal de Matosinhos tem vindo a efetuar com toda a comunidade escolar nas diferentes áreas, entre as quais as regras de evacuação, a utilização dos equipamentos de primeira intervenção e o suporte básico de vidas. Nesta fase, foram testadas as capacidades de resposta interna da escola, acrescentando a intervenção de entidades de socorro externas como complementos e valorização da interação entre os participantes.
Em Matosinhos, as ações de sensibilização destinam-se a toda a comunidade escolar. Um propósito delineado desde 2007, numa estratégia global no âmbito do Projeto Educativo Municipal e das áreas da proteção e socorro, com o objetivo de tornar Matosinhos mais resiliente e integrando estas atividades na estratégia da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Redução de Riscos e Catástrofes. Recorde-se que Matosinhos é a primeira cidade em Portugal a ser distinguida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como “Resilient Hub”, no âmbito da campanha “Construindo Cidades Resilientes 2030”.
Assim, importa referir que a intervenção da Autarquia junto da comunidade escolar conta com mais de 2.200 ações de sensibilização, envolvendo cerca de 74 mil alunos e 9 mil docentes e não docentes.
No presente ano letivo de 2022/23, já foram desenvolvidas 235 ações de diversas temáticas associadas aos riscos, sensibilizando 5.786 alunos e 706 docentes e não docentes.








