No dia 30 de Setembro, realizou-se um simulacro de salvamento marítimo, denominado Mar Seguro 2007, envolvendo os meios do sistema de salvamento marítimo e os meios do serviço municipal de Protecção Civil.
Ontem, domingo, dia 30 de Setembro, realizou-se um simulacro de salvamento marítimo, denominado Mar Seguro 2007, envolvendo os meios do sistema de salvamento marítimo e os meios do serviço municipal de Protecção Civil.
Pelas 15.30 horas, a embarcação “Jaimito”, ao largo da Praia de Matosinhos, dava o primeiro sinal de alerta após uma explosão seguida de incêndio. A bordo, estavam cerca de trinta pessoas, cinco das quais pertencentes à tripulação do navio. Estava dado o mote para o exercício que se desenvolveu em dois locais distintos: na Marina de Leça, para onde foram levados onze dos sinistrados; e na Avenida General Norton de Matos, na Marginal de Matosinhos, que, de imediato, foi cortada ao trânsito.
Depois de dado o alerta, foram desencadeados todos os meios com vista a testar a interligação entre a Marinha e as entidades de socorro em terra. Na Avenida General Norton de Matos concentraram-se meios da PSP, Polícia Municipal, INEM, Delegação de Saúde, Bombeiros Voluntários de Leixões, Matosinhos-Leça, S. Mamede Infesta e Leça do Balio, bem como a Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Matosinhos.
Tendo como principal objectivo a realização de um teste rigoroso à capacidade de resposta dos meios do Sistema de Salvamento Marítimo e os meios do Serviço Municipal de Protecção Civil, este exercício de simulacro tinha delineado um conjunto de patamares a que se propôs atingir, destacando-se o salvamento da tripulação e o combate ao incêndio a bordo; o socorro em terra através de um sistema de triagem e prestação dos socorros adequados no Posto Médico Avançado (PMA) montado na Marginal, pelo INEM; e o transporte dos feridos ao hospital.
A viabilidade das vias de evacuação entre os dois locais de entrega dos sinistrados às autoridades terrestres e os Hospitais designados para receber os feridos e o apoio logístico às equipas de socorro foram também avaliados neste exercício.
A Coordenação das operações terrestres do Exercício Simulacro Mar Seguro 2007 esteve a cargo do Serviço Municipal de Protecção Civil. Nesse sentido, foi criado um Posto de Comando Avançado (PCA), num Veículo de Comando Operacional Táctico (VCOT) cedido pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).