“Salvé a Língua de Camões” apresenta texto de Paulo Rogério Faria
O ciclo “Salvé a Língua de Camões” regressa já na próxima quinta-feira com uma nova leitura dramatúrgica, no Museu Quinta de Santiago, estrutura museológica municipal localizada em Leça da Palmeira.
Promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos, este projeto, em parceria com a Companhia de Teatro Reactor, já vai na sua 14ª edição e visa a defesa e difusão da Língua Portuguesa, através de leituras dramatizadas de autores e poetas novos e consagrados da literatura portuguesa e lusófona.
A próxima leitura encenada terá lugar na quinta-feira, pelas 21h30, no Espaço Irene Vilar. “Siâmeses”, escrito por Paulo Rogério Faria, conta a história de Ramon e da sua irmã Giovana, irmãos gémeos mas sem quaisquer semelhanças físicas.
Formado pelo Centro de Pesquisa Teatral - CPT do Antunes Filho (2000-2003), Paulo Rogério Faria foi diretor e coordenador do grupo teatral no espaço da Universidade Metodista de Piracicaba (1997-2000). No currículo conta também com uma vasta experiência em cinema, televisão, publicidade e foi inclusivamente assistente de direção. No teatro atuou em mais de 20 peças sendo amplamente reconhecido.
Entre os vários prémios e nomeações recebeu, destaque para as distinções como Melhor ator secundário pela Academia Brasileira de Cinema (2016); Melhor ator pelo site R7 (indicação 2013); Melhor dramaturgia pelo site Aplauso Brasil (indicação 2013); Melhor ator (indicação) Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa – PR (1998); Ator secundário Festival Nacional de São José do Rio Preto – SP (1998); Melhor Ator Festival Universitário de Blumenau – SC (1998); Ator secundário Festival Nacional de Rezende – RJ (1997); Ator secundário Festival Nacional de Santos – SP (1997); Ator revelação (indicação) Festival Nacional de Teatro de S. José dos Campos – SP (1997); Ator revelação – Mapa Cultural Paulista – SP (1997).
É ainda autor das obras “O Homem Com A Bala Na Mão” (2012), “Horário Nobre” (2005), “Última Carta Prémio Nacional de Dramaturgia” (2005), “Irascível (2004), e “Quintal da Minha Casa” (2003).
Salvé a Língua de Camões
Direção da Leitura: William Gavião
Elenco: Mafalda de Bettencourt Gomes, William Gavião
Parceria: Companhia de Teatro Reator de Matosinhos e Câmara Municipal de Matosinhos.
Parceiros do projeto de dramaturgia: Centro de dramaturgia contemporânea de São Paulo; Teatre dels Argonautes, Barcelona.
CE: maiores de 14 anos
Informações e inscrições: casadobosque@cm-matosinhos.pt
Museu da Quinta de Santiago
Rua de Vila Franca, 134 | Leça da Palmeira, Matosinhos
telf.: 229392410
Também ao Museu Quinta de Santiago, mas no domingo, regressa a atividade “Criança traz adulto”, a partir das 10h00. Dedicado ao outono, esta atividade destinada às famílias envolve a interpretação de poemas, transformando-os em composições tridimensionais.
![]()
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
