Comerciantes e moradores debateram com o Executivo as alterações previstas.
Depois do envio, pelo correio, aos cidadãos da freguesia de Matosinhos de um flyer informativo sobre as alterações na Quadra Marítima, a Câmara Municipal promoveu ontem duas sessões de esclarecimento no Edifício dos Paços do Concelho.
O Presidente da Autarquia, Guilherme Pinto, e o Vereador da Mobilidade, José Pedro Rodrigues, explicaram aos presentes as novas medidas que visam melhorar a circulação dos transportes públicos e privados, bicicletas e peões. Além das alterações de trânsito, está prevista, em fases diferentes, a requalificação da Avenida Serpa Pinto e da Rua Heróis de França.
As alterações de trânsito são as seguintes:
- Alteração do sentido único da Rua Heróis de França de sul para norte a partir do cruzamento da Rua Roberto Ivens com a Av. Menéres até à entrada da Docapesca, a partir da qual mantém os dois sentidos atuais.
- Alteração do sentido único atual da Rua Roberto Ivens, ficando sentido único de norte para sul desde a Av. Duarte Pacheco até ao seu final na Av. Norton de Matos, junto à saída para a Anémona.
- Os dois sentidos existentes entre a rotunda de Passos Manuel e o cruzamento da Rua de Sousa Aroso passam a sentido único de norte para sul. Mantendo-se a Av. Serpa Pinto com os dois sentidos, todos os outros arruamentos paralelos a este, tirando a Rua de Brito Capelo, ficam com sentidos únicos alternados até à Av. D. Afonso Henriques (troço norte), com as vantagens daí decorrentes das viragens na mão.
- Ampliação dos arruamentos de circulação condicionada: Rua e Travessa de Camacho Teixeira, Rua de S. Pedro, Rua do Sul, Rua de S. Sebastião, e troço nascente de Gago Coutinho.
- Introdução do conceito de zona 20/30 kms/hora de limite máximo de velocidade num conjunto de ruas: Conde S. Salvador, Gago Coutinho e Primeiro de Dezembro, para posteriormente se poder vir a estender a outros pontos da cidade, favorecendo a segurança dos peões.
A requalificação da Avenida Serpa Pinto inclui o alargamento de passeios, a implementação de duas faixas de circulação automóvel (uma para cada sentido), a eliminação de rampas desnecessárias e a sobrelevação do pavimento em 3 dos 5 cruzamentos (ruas Conde S. Salvador, 1º de Dezembro e Godinho).
A Rua Heróis de França terá estacionamento e árvores do lado poente, passeios mais largos nas zonas de esplanadas,
O campo de jogos será demolido para “abrir” a Rua Heróis de França ao jardim envolvente ao monumento do Senhor do Padrão. Está prevista a instalação de uma esplanada e pavilhão de apoio.
Também no cruzamento com a Rua do Godinho será alargado o passeio e criado estacionamento.
Comerciantes e moradores tiveram a oportunidade de expressar a sua opinião sobre as alterações de trânsito, a requalificação da Avenida Serpa Pinto e Rua Heróis de França, e a nova política de estacionamento. Entre as dúvidas levantadas estiveram a sobrelevação do pavimento em alguns cruzamentos da Avenida Serpa Pinto, a limpeza da rua Heróis de França e a instalação de contentores de profundidade, a necessidade de espaços para cargas e descargas, o alargamento de passeios, a necessidade de criar uma bolsa de estacionamento para autocarros turísticos, entre outras.
Presentes estiveram ainda o Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, a Vereadora do Urbanismo e Ambiente, Joana Felício, a Vereadora da Ação Social, Lurdes Queirós, o Vereador da Educação e Espaço Urbano, António Correia Pinto, o presidente da união de freguesias de Matosinhos- Leça da Palmeira, Pedro Sousa, o presidente da Associação de Restaurantes de Matosinhos, Rui Sousa Dias, e o presidente da Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos, Fernando Sá Pereira.
![]()
![]()
