Câmara atribui nove Medalhas de Mérito Douradas.
A Câmara Municipal de Matosinhos assinalou esta manhã a passagem do 42.º aniversário da Revolução do 25 de Abril, que pôs fim a 48 anos de ditadura em Portugal.
A cerimónia solene iniciou-se com a distribuição de cravos e o tradicional hasteamento de bandeiras no exterior do Edifício dos Paços do Concelho com a participação dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça da Palmeira, sendo as bandeiras hasteadas pelo Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, pela Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, e pelo Presidente da União de Freguesias de Matosinhos e de Leça da Palmeira, Pedro Sousa.
![]()
Seguiu-se a sessão de atribuição de medalhas no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Este ano a Câmara Municipal de Matosinhos distinguiu com a Medalha de Mérito Dourada do município a José Manuel Dias da Fonseca, que na impossibilidade de estar presente, foi recebida pelo filho, a Guilherme Vilaverde, a António Nogueira da Silva, a titulo póstumo, sendo recebida pela viúva e pelos filhos, Ricardo Fonseca, Américo Aguiar, Valdemar Madureira e Carlos Pimenta Machado. Por questões de agenda, relacionadas com as comemorações do 25 de abril na Assembleia da República, os ministros José Pedro Matos Fernandes Ana Paula Vitorino não puderam estar presentes, sendo as respetivas medalhas entregues em cerimónia posterior.
![]()
Ex-Presidente da Assembleia Municipal, José Manuel Dias da Fonseca recebeu a Medalha de Mérito Dourada pelo rigor que incutiu em todos os desafios profissionais que abraçou e pela marca que o seu trabalho deixou em Matosinhos. Guilherme Vilaverde foi distinguido pelo seu trabalho no cooperativismo e pela sua indelével relação com Matosinhos. Na política, destaca-se a eleição, em 1982, e reeleição, em 1985, para vereador, sempre com pastas ligadas ao Setor Cooperativo e de Habitação Social. Foi reeleito vereador em 1989, aliando o cargo de vice-presidente, a tempo inteiro, mantendo os pelouros do Setor Cooperativo, Habitação Social e acrescentando os da Gestão Urbanística e Obras Particulares, Obras Municipais e Habitação e Fiscalização Municipal. Cumpre o mandato até ao fim, em 1993, quando decide abandonar o executivo camarário. É eleito deputado à Assembleia Municipal de Matosinhos, cargo para que volta a ser consecutivamente reeleito em 1997, 2001, 2005 e, finalmente, em 2009, então com o cargo de Presidente, o qual já ocupava desde 2007 por substituição do anterior titular e que cessou por vontade própria no final do mandato, em 2013.
![]()
Ex-vereador da Câmara Municipal de Matosinhos, António Nogueira da Silva recebeu a Medalha de Mérito Dourada a título póstumo. Por Matosinhos, construiu uma vida familiar e profissional com um brilhante percurso. De 1991 a 1994, assumiu funções no Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS) e foi Vereador do executivo municipal durante vários mandatos, de 1989 a 2003, assumindo os pelouros do Desenvolvimento Económico, em 1989, Qualidade de Vida e Manutenção, em 1993, Obras Municipais, em 1997, e Obras Municipais e Equipamento Urbano, em 2001. Suspendeu o mandato em outubro de 2003 por motivos de saúde. Dentre muitas, foram relembradas neste dia as suas qualidades humanas, o seu sentido de responsabilidade e a atitude de cooperação no exercício das suas funções.
Ricardo Fonseca foi homenageado com a atribuição de Medalha de Mérito Dourada e título de cidadão honorário pelo seu legado no setor dos transportes e das infraestruturas públicas e pela sua intransigência na defesa dos interesses do Porto e do Norte, sobretudo, enquanto Presidente do Conselho de Administração da APDL. Ao longo dos seus três mandatos, foi ainda Presidente da APP- associação dos Portos de Portugal. Do seu imenso legado, destaca-se a construção da nova Via Interna ao Porto de Leixões, da nova portaria e da nova ponte móvel e os projetos do Terminal de Cruzeiros e da Plataforma Logística de Leixões.
Américo Manuel Alves Aguiar nasceu em Leça do Balio a 12 de dezembro de 1973. Foi ordenado a 8 de julho de 2001.
Fundou em 1992 a Amileça- Associação dos Amigos do Rio Leça. Do seu vasto currículo destacam-se os cargos de Vigário Geral da Diocese do Porto, Chefe do Gabinete Episcopal e do Gabinete de Informação, Diretor do Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais, Capelão Mor da Santa Casa da Misericórdia do Porto e Vice-Reitor do Santuário Diocesano de Santa Rita.
Destacam-se ainda as suas funções enquanto Membro do Conselho de Redação da Igreja Portucalense, Membro Nato do Conselho Pastoral Diocesano, Membro do Conselho Presbiteral e Juiz da Irmandade dos Clérigos. Em agosto de 2014 foi nomeado pároco da Sé do Porto e, em outubro do ano passado, assumiu as funções de Vice-Presidente do Conselho de Gerência da Rádio Renascença - Grupo r/com, que integra também as rádios RFM, Mega Hits e Rádio Sim.
Américo Manuel Alves Aguiar, pelo seu notável percurso profissional, por todo o rigor que sempre incutiu em todos os desafios que abraçou e pelo seu contributo em prol da comunidade, foi homenageado também com a atribuição de Medalha de Mérito Dourada e título de cidadão honorário.
![]()
Albino Valdemar Ferreira Madureira foi Vereador da Câmara Municipal de Matosinhos, eleito em 1979, 1982 e 1985, tendo sido responsável pelos pelouros dos Mercados, Feiras e Cemitérios, Trânsito e Transportes Públicos, Ensino e Transportes Escolares. Tem também vindo a exercer funções de Vereador nos mandatos 2005-2009, e no atual mandato, salientando-se ainda o cargo de Deputado da Assembleia Municipal de Matosinhos e a sua participação na Assembleia Metropolitana do Porto.
É membro do Partido Comunista Português desde 1974 e da Direção da Organização Regional do Porto, sendo responsável pelo seu setor intelectual.
No seu percurso cívico destaca-se a participação nos órgãos sociais da ALADI (Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual), tendo sido membro do seu Conselho Fiscal e na comissão de utentes contra as portagens nas ex-SCUT. É ainda colaborador do Jornal de Matosinhos.
Pela sua dedicação profissional e política recebeu o Galardão de Mérito Cívico da Junta de Freguesia de Matosinhos. Da Câmara Municipal de Matosinhos recebeu a Medalha de Mérito Dourada e título de cidadão honorário, pelo percurso profissional notável ao serviço da causa pública e pela dimensão humanista da sua ação cívica e política.
José Carlos Pimenta Machado da Silva nasceu a 3 de outubro de 1961 no Porto. Em outubro de 2008 tornou-se Diretor de Departamento de Recursos Hídricos do Litoral da ARH do Norte. Desde abril de 2012 que Pimenta Machado exerce as funções de Diretor da Administração da Região Hidrográfica do Norte/Agência Portuguesa do Ambiente - Norte. Em novembro de 2013, assumiu a presidência do Conselho de Administração da Sociedade Polis Litoral Norte. Foi pelo trabalho na área de gestão e planeamento dos recursos hídricos e bacias hidrográficas, pelo seu esforço no combate à despoluição do Rio Leça e pelo seu apoio essencial à requalificação da orla costeira de Matosinhos que Pimenta Machado foi galardoado com a Medalha de Mérito Dourada e título de cidadão honorário.
A cerimónia ficou marcada pela intervenção do Padre Américo Aguiar que, em nome de todos os medalhados, agradeceu à Câmara Municipal de Matosinhos na pessoa do seu Presidente, Guilherme Pinto, esta homenagem, seguindo-se a intervenção da Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, e o Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, que destacou os valores de Abril e explicou o porquê de cada uma das homenagens que foram feitas neste dia.
![]()
Marcaram presença nesta cerimónia o Vice-Presidente, Eduardo Pinheiro, os vereadores Joana Felício, Fernando Rocha, António Correia Pinto, Lurdes Queirós, José Pedro Rodrigues, António Parada, Ernesto Páscoa, Alfredo Barros, Vasco Pinho, a administradora da Matosinhos Sport, Helena Vaz, vários membros da Assembleia Municipal bem como muitos familiares e amigos dos cidadãos homenageados.
![]()
As comemorações do 25 de abril incluíram ontem à noite um memorável concerto do cantor alentejano Janita Salomé, seguido da tradicional sessão de fogo de artifício no Parque Basílio Teles.
![]()
Para hoje à tarde, a partir das 16h00, haverá muita animação musical no Parque Basílio Teles com um espetáculo de Nuno Albatroz e Ponto Fixo.
![]()
