Novo Sistema de Incentivos à Inovação com muitas novidades para as empresas.
Até ao dia 8 de fevereiro, o IAPMEI- Agência para a Competitividade e Inovação irá promover um conjunto de sessões de esclarecimento “2IN - Investimento na Inovação” sobre o novo Sistema de Incentivos à Inovação, percorrendo todo o país.
O objetivo é informar sobre a promoção do investimento empresarial inovador, aproveitando, no âmbito da reprogramação do Portugal 2020, o relançamento do Sistema de Incentivos à Inovação, na lógica de financiamento híbrido (incentivo não reembolsável + reembolsável suportado por instrumento financeiro).
Uma das sessões de esclarecimento teve lugar hoje na Câmara Municipal de Matosinhos e contou com a participação do Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro.
O autarca elogiou a escolha de Matosinhos para acolher esta sessão de esclarecimento, dado “o dinamismo que tem demonstrado” na captação de investimento para o Concelho. “Os tempos têm sido favoráveis. Basta vermos os pedidos de urbanismo que deram entrada na autarquia para perceberemos que as empresas nos procuram para se instalarem em Matosinhos. É importante para as empresas agarrarem estas oportunidades. A inovação é aquilo que nos diferencia”, salientou Eduardo Pinheiro.
Na mesma sessão participaram Miguel Sá Pinto, vogal do IAPME, Jorge Nunes, gestor do Programa Operacional Regional do Norte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Pedro Cilínio, diretor de Investimento para a Inovação e Competitividade Empresarial do IAPMEI, e Beatriz Freitas, presidente do Conselho de Administração da SPGM – Sociedade de Investimento.
No novo Sistema de Incentivo à Inovação, as Pequenas e Médias Empresas (PME) com candidaturas aprovadas beneficiarão logo à partida de um subsídio não reembolsável para a realização de investimento produtivo inovador, anteriormente atribuído após a conclusão dos projetos.
As empresas podem ainda beneficiar com acesso a um financiamento reembolsável através de um empréstimo bancário suportado com garantia mútua e sem custos financeiros, concretizando dessa forma a orientação de aproximação do sistema financeiro às necessidades das empresas.
Na sessão foram ainda apresentados os testemunhos de empresas que representam casos de boas práticas na utilização de incentivos, mais concretamente os casos das Tapeçarias Ferreira de Sá, a mais antiga empresa na produção de tapeçarias tradicionais, localizada em Espinho, e da Jetclass, líder na produção e fornecimento de mobiliário e iluminação decorativa, situada em Valongo.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
