Presidente da Câmara deu as boas vindas aos jovens na Sessão de Abertura que decorreu no Salão Nobre
Tendo como objectivo central a comemoração da Semana da Europa, a Escola Secundária Augusto Gomes organizou hoje, dia 10 de Maio, a Sessão Concelhia do Parlamento Europeu Jovem, uma iniciativa que tem como parceiros a Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens e a Câmara Municipal de Matosinhos.
Ao todo foram 32 delegados (oito por escola) de cada uma das escolas secundárias do concelho (Augusto Gomes, Gonçalves Zarco, Padrão da Légua, Senhora da Hora), numa sessão que durou toda a tarde e que se centrou na discussão de temas no âmbito dos direitos humanos, dos direitos das mulheres , do emprego/ desemprego, da liberdade ou privação dela através do cibercrime.
O objetivo central é a formação de cidadãos e não a competição. A organização da iniciativa salienta que “participação dos alunos neste projeto fá-los crescer, desenvolver capacidades de argumentação, partilhar ideias e experiências”.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e o Vereador da Educação, Prof. Correia Pinto, marcaram presença na sessão de abertura do evento. Aos jovens, o Presidente da Câmara transmitiu uma mensagem de esperança no futuro. «Podemos fazer no futuro aquilo que bem entendermos. A nossa geração transformou o Portugal de Abril, fazendo do “nada” tudo” ou “quase tudo”. Compete agora a vocês fazer escolhas nos caminhos a seguir», disse o autarca.
“O amanhã vai depender de vocês. O futuro não está escrito e vamos ter que ser nós a escrevê-lo, mesmo tendo de lutar contra os velhos do Restelo, os pessimistas que vivem entre nós”, disse o Dr. Guilherme Pinto lembrando que a política é uma das mais interessantes formas de cidadania pelo que é este tipo de iniciativas é muito importante para que os jovens percebam as dinâmicas em torno da atividade.