Concerto de Órgão de Tubos inserido na Temporada de Música Clássica 2021
A Igreja do Bom Jesus de Matosinhos recebeu ontem à noite um concerto de Órgão de Tubos com Sérgio Silva, que presenteou o público presente com uma viagem musical pelas sonoridades distantes do século XVI até ao Barroco tardio.
A música alemã assumiu uma presença forte no programa, com obras emblemáticas de compositores como Georg Böhm (1661-1733) ou Johann Pachelbel (1653-1706).
O repertório incluiu ainda obras dos portugueses Pedro de Araújo (1663-1705), António Correa Braga (1695-1704) e Manuel Rodrigues Coelho (1555-1635), do francês Eustache Du Caurroy (1549-1609) e do italiano Bernardo Storace (1637- 1707).
Mestre em Música pela Universidade de Évora, Sérgio Silva começou por estudar órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa sob a orientação de João Vaz e António Esteireiro. Para além dos seus estudos regulares, teve oportunidade de contactar com diversos organistas de renome internacional, tais como, José Luiz González Uriol, Luigi Ferdinando Tagliavini, Jan Willem Jansen, Michel Bouvard, Kristian Olesen e Hans Ola Ericsson. Como concertista, apresenta-se regularmente, tanto a solo como integrado em diversos agrupamentos nacionais de prestígio, tendo atuado em Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, França, Alemanha e Macau. Atualmente, desempenha as funções de docência de órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa e na Escola de Música Sacra de Lisboa, e é organista titular da Basílica da Estrela e da Igreja de São Nicolau (Lisboa).
O concerto integra a Temporada de Música Clássica 2021, um projeto enquadrado na política cultural do município e apresenta uma programação continuada ao longo do ano, dando continuidade a uma estratégia que é seguida há vários anos pela autarquia, reconhecida nacionalmente pela sua qualidade e diversidade.