E a festa continua um pouco por todo o lado nesta cidade de Mar, Movimento e Cultura, de múltiplas cores, marcada pela alegria e pelo entusiasmo das gentes que por aqui passam. O feriado municipal, este ano comemorado a 21 de maio, ficou marcado por um clima de grande dinâmica festiva.
Pelas 11h00, realizou-se a Eucaristia Solene do Bom Jesus de Matosinhos, presidida por D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, na Igreja Paroquial. Estiveram presentes nesta cerimónia o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, bem como os restantes membros do executivo camarário, o Vice- Presidente, Dr. Nuno Oliveira, e os Vereadores Fernando Rocha, Joana Felício e António Correia Pinto.
Depois, pelas 15h00, uma tarde infanto-juvenil no palco das festas e, pelas 19h00, o tradicional Fogo de Bonecos no Jardim do Parque 25 de Abril, um momento de tradição e de grande beleza que, ano após ano, continua a fazer a delícia de miúdos e graúdos.
Manda a tradição, são várias as atividades desenvolvidas no âmbito destas festividades. Desde os aspetos religiosos desta romaria, nomeadamente os relacionados com a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, aos mais ligados à pura diversão, como os carrosséis, os doces tradicionais, as farturas ou o cheiro a sardinha assada, tudo importa realçar e tem já um lugar muito próprio nestas festividades.
Salienta-se, de qualquer forma, a beleza extraordinária da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, com uma extraordinária decoração saída das mãos de verdadeiros artistas que fazem florir toda a igreja com os mais coloridos e originais arranjos.
A tradição das Festas do Senhor de Matosinhos constituem uma importante parte da “alma” deste território. Devem continuar, por isso, a ser preservadas, estimuladas e reinventadas no sentido de se maximizarem as suas potencialidades.
Estando já as festas a decorrer, fica aqui o convite e o incentivo para que aproveitem este clima festivo aproveitando para descontrair. Saiam à rua e venham divertir-se a Matosinhos.