
Do sagrado ao profano, do jazz ao folclore, da música clássica aos “Zés Pereiras”, as Festas do Senhor de Matosinhos são de todos e para todos. O programa é vasto e, até ao dia 18, animação, arte, cultura e música são palavras de ordem.
Este fim-de-semana foi de grande alegria, e nem as noites frescas ou o céu com semblante carregado diminuíram o entusiasmo dos milhares de pessoas que se deslocaram a Matosinhos para participar naquela que é uma das maiores romarias do Norte do País.
O Sábado, dia 10 de Maio, foi preenchido com eventos e actividades destinados aos mais variados públicos desde o IX Capítulo da Confraria Gastronómica do Mar, ao Passeio de BTT (caminhos de Peregrinação de Santiago a Matosinhos) que, pelas 9h30 da manhã, partiu da Avenida D. Afonso Henriques em frente à Igreja de Matosinhos.
Logo pela manhã, não faltaram os tradicionais Zés Pereiras – Grupo de Bombos de Santo André-Amarante que, tanto no sábado, como no domingo, percorreram diversas ruas da cidade.
Foi também durante este fim-de-semana que se realizou uma das mais interessantes iniciativas do Programa das Festas: o Concurso Lomográfico – Matosinhos`08, para registar tudo o que se relacione com as tradições das Festas do Senhor de Matosinhos. Este concurso destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 35 anos e a participação é gratuita.
Partindo da ideia básica da Lomografia – sê rápido, não penses, não tenhas preconceitos em relação ao teu ambiente, absorve tudo, colecciona e diverte-te a ser comunicativo, surgiu esta expressão cultural cujo objectivo é fotografar o mundo sem olhar a meios nem a regras básicas de fotografar. Disparar primeiro, pensar depois é o mote para experimentar!
O resultado final deste fim-de-semana criativo vai ser tornado público no próximo sábado, dia 17 de Maio, com entrega de prémios e inauguração da exposição dos trabalhos.
Um dos momentos mais altos das Festas do Senhor de Matosinhos que atrai ao concelho, e aos pontos mais altos das áreas limítrofes, milhares de pessoas é o tradicional Fogo de Artifício, junto ao Porto de Leixões, na Avenida Engº Duarte Pacheco, que acontece exactamente à meia-noite do sábado que antecede o feriado.
Matosinhos e Leça da Palmeira iluminam-se com as formas multicolores que se sucedem a um ritmo alucinante durante cerca de meia-hora, emprestando à Ponte Móvel uma beleza natural que se reflecte nas águas do Leça. O fogo é sempre um momento único de materialização da vivacidade e da alegria que estas festas transmitem há mais de 400 anos.
O domingo que se segue ao fogo é de alguma reflexão e de devoção com a tradicional Procissão do Senhor de Matosinhos que saiu às ruas, pelo segundo ano consecutivo, com a imagem do Cristo Crucificado, uma réplica da peça original que data do Século XIII e que a autarquia mandou executar. Refira-se que, desde o ano de 1967, a Procissão realizava-se sem o andor. Quarenta anos depois, foi reposta a tradição, num trajecto que tem início na Avenida D. Afonso Henriques, Rua Ló Ferreira, Rua Tomás Ribeiro, Monumento ao Senhor do Padrão e regresso pela Rua do Godinho até à Igreja Paroquial.
De tarde, o “rei da festa” foi o folclore com o tradicional Festival Internacional que se realizou no Parque 25 de Abril.
E a animação continua até ao dia 18 de Maio! Aceite o nosso convite: visite as festas do Senhor de Matosinhos! Não faltarão surpresas, animação, novidades gastronómicas, música e alegria!